Kingo Labs
Wix como funciona?
Home » Sites e Empresas » Como funciona o Wix? Vale a pena? É confiável?

Como funciona o Wix? Vale a pena? É confiável?

Em pleno século XXI, estar fora da internet é estar fora do mercado. Por isso mesmo, um número cada vez maior de empresas e profissionais tem buscado soluções para a expansão dos negócios ou mesmo fortalecimento de suas respectivas marcas no ambiente online.

Isso inclui, invariavelmente, a criação de um website para a apresentação de suas características, tais como filosofia, ramo de atividade, serviços oferecidos, dentre outras. E foi possivelmente visando preencher estas e outras lacunas do mercado digital, que surgiu na internet nos últimos anos uma série de plataformas que permitem a criação de sites gratuitos.

Uma dessas ferramentas, por exemplo, é a Wix, que por meio de um ambiente absolutamente intuitivo, dá aos interessados a oportunidade de criarem o próprio site em pouco tempo e deixá-lo com aspecto profissional e interessante. Nos próximos parágrafos, explicamos um pouco mais sobre como é possível fazer um site grátis usando o Wix.

Como funciona o Wix

O Wix funciona como uma espécie de plataforma de sites “semi-prontos”, por assim dizer. Ao criar um cadastro no serviço, qualquer pessoa consegue, com um pouco de criatividade, criar em pouco tempo o seu próprio website. O visual limpo e intuitivo da ferramenta, reduz o processo de criação do website basicamente ao ato de clicar e arrastar ferramentas para a área desejada.

Templates Wix
Templates Wix

Se você não entendeu ao certo o que isso significa, tente imaginar a sua área de trabalho do computador, onde você pode clicar nas pastas e atalhos de aplicativos e arrastar para qualquer lugar que deseja dentro da área do desktop, além de inserir novos atalhos, colar novas imagens e arquivos de outras pastas, etc. No Wix, a grosso modo a coisa funciona mais ou menos assim para boa parte das customizações que você pode fazer no site.

O usuário escolhe um modelo de site em meio aos inúmeros exemplos disponíveis, e a partir daí pode personalizar praticamente qualquer coisa nele de acordo com sua necessidade e criatividade. E se tiver dúvidas sobre como fazer isso, não tem problema, pois tanto no site do Wix, quanto no Youtube, existem inúmeros tutoriais que ajudam a criar o site usando o serviço.

E vale a pena utilizar o Wix?

Como uma plataforma gratuita, o Wix tem naturalmente suas limitações. Uma delas é que, o usuário fica preso às condições oferecidas pela plataforma, o que significa que pode não ser possível adicionar determinados recursos em seu website.

Além disso, existem algumas características que só são liberadas para assinantes de planos premium, ou seja, os usuários que aceitam pagar uma determinada mensalidade, conforme especificado na página de “planos” do próprio Wix.

Diante disso, quem pode dizer se vale a pena ou não utilizar o Wix é o próprio usuário. Para quem quer um site institucional que não demanda uma grande quantidade de visitas mensal, pode ser uma boa experimentar a plataforma para tirar as próprias conclusões.

Para quem quer ter maior autonomia sobre o próprio site e por consequência maior controle criativo sobre o mesmo, talvez seja melhor procurar um especialista, que poderá mostrar as diferenças entre a contratação de um plano na plataforma e a criação de um site customizado de acordo com sua necessidade.