Kingo Labs
O que são verrugas
Home » Ciência » O que são verrugas? Saiba como tratar

O que são verrugas? Saiba como tratar

Verrugas podem atingir pessoas de qualquer idade, homens e mulheres. Essas formações não têm lugar especifico e podem surgir em qualquer parte do corpo. Mas, o que leva a formação das verrugas? Qual o grupo de risco? Aqui vamos falar sobre isso e explicar os riscos que uma pessoa pode correr ao desenvolver uma verruga.

O que são verrugas?

As verrugas são pequenos crescimentos na pele, que na maioria das vezes não apresentam sintomas para o portador. Elas são causadas por vírus, podendo aparecer e sumir espontaneamente. Verrugas são comuns em qualquer parte do corpo. O tamanho delas também é variável, assim como a textura e a superfície. Algumas famílias contam com verrugas em locais definidos do corpo.

Devo procurar um médico?

Na maioria dos casos as verrugas não são consideradas questões de urgência médica, já que não envolvem células cancerígenas. Por outro lado, o ideal é acabar com o problema quando ainda está em fase inicial, já que pode se alastrar pelo corpo e complicar a sua extinção. O tratamento é importante para evitar que essas verrugas sejam repassadas para outras pessoas.

O maior incômodo causado pelas verrugas é na parte estética, assim muitos acabam comprando produtos para a retirada. Se forem localizadas nas solas dos pés, por exemplo, causaram dores ao caminhar. A cirurgia acontece rapidamente, com a aplicação de ácido na região, seguida de cauterização ou aplicação de nitrogênio.

O que causa uma verruga?

Diversos fatores podem gerar verrugas em uma pessoa. São causadas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), que entra na camada superior da pele e proporciona esse tipo de formação. Podem se desenvolver em momentos que a pessoa apresenta alguma lesão pelo corpo. Dessa forma, as crianças são mais propensas ao surgimento das verrugas.

As verrugas podem aparecer com mais frequência nas áreas depiladas do corpo, sendo nos rostos masculinos e nas pernas femininas. É possível que uma pessoa transmita verrugas para as outras, numa ação chamada auto inoculação, sendo comum nos banheiros compartilhados. Depois de ter verrugas uma vez, a pessoa não fica imune e pode ser atingida novamente no futuro.

Quem pode ter verruga?

Pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos podem apresentar essa condição. Porém, existem alguns fatores que colaboram para o surgimento delas. As crianças e pré-adolescentes costumam sofrer lesões enquanto estão brincando, assim como pessoas que roem as unhas das mãos e que possuem fraqueza no sistema imunológicos, todas elas estão entre as que possuem mais chance de terem verrugas.

Verrugas tem sintomas?

A maioria das verrugas se desenvolvem e formam superfícies ásperas, na forma arredondada ou ovalada. Raramente as verrugas são pretas, contando com tons claros e escuros. A superfície delas pode ainda ser lisa ou achatada. Entre os sintomas está a dor no local e comichão. A verruga genital é uma das que causa maiores complicações.

O que é verruga genital?

Um dos tipos mais comuns á a verruga genital, que pode ser causada devido a infecções sexualmente transmissíveis. Ao longo da vida, pelo menos metade das pessoas sexualmente ativas serão afetadas pelo menos uma vez com o Papiloma Vírus Humano. As mulheres têm mais chances de desenvolverem este problema do que os homens.

As verrugas genitais podem aparecer inicialmente pequenas, na forma de caroços ou com aparência de couve-flor. Alguns tipos de HPV podem ser mais sérios e evoluir para câncer, então o indicado é se vacinar, precavendo o surgimento do problema. Existem mais de 40 tipos de HPV, sendo que na maioria dos casos o sistema imunológico age e mata esses vírus antes mesmo que sintomas apareçam.

Além da vacina, é possível evitar o problema com a utilização do preservativo, caso as relações sexuais sejam feitas com diversos parceiros, quem começa cedo é mais propenso a encarar este problema. Nas mulheres a verruga genital pode deixar a vulva maior, nos homens podem aparecer na ponta ou eixo do pênis, escroto ou até mesmo no ânus. Se fizer sexo oral, esse tipo de verruga pode passar para a garganta.

Tipos de verruga

Existe a verruga plantar, conhecida como “olho de peixe”, aparecendo nas solas dos pés, muitas vezes confundidas com calos, são benignas e difíceis de tratar. A verruga periugungal surge no entorno das unhas e são parecidas com as comuns. A verruga plana possui formato achatado e tom amarelado, podendo aparecer no rosto, não levando ao desenvolvimento de outras doenças.

Um tipo é a verruga subungal, que aparecem abaixo das unhas, podendo ser difícil percebê-las, principalmente se a mulher utilizar esmalte escuro, por outro lado, deixará uma sensação estranha na região. Esse tipo de verruga faz com que as unhas cresçam tortas e onduladas.

A verruga comum é a mais popular, com formato arredondado, podem surgir nas mãos, joelhos, cotovelos e dedos. Tem ainda a verruga filiforme, que são parecidas com um fio ou cobra, comuns em pessoas de idades avançadas e com imunidade baixa.

Como é o tratamento de verrugas?

Não existe um tratamento especifico, cada um dos tipos de verruga será curado de uma maneira especifica. A idade do paciente também influenciará nessa questão. Na maioria das vezes o tratamento é feito no consultório médico, com base em anestesia no local atingido. Em alguns casso a aplicação de ácido poderá ser feita em grande escala.

Existem métodos que utilizam a curetagem e eletrocauterização. As verrugas podem ser removidas por meio de lasers, como o ablativo. O nitrogênio líquido é um grande auxiliar neste momento. Outros métodos necessitam da aplicação de ácidos, colocados assim que o local for raspado. O bleoxane, um quimioterápico, serve como alternativa. Lembrando que isso deve ser feito com orientação médica.

Cuidados com as verrugas

É necessário tomar alguns cuidados em relação a estas formações, para que não causem problemas de saúde. Jamais tente arrancar com a utilização de alicates ou instrumentos que possam cortá-las. Isso irá deixar o local com infecção, que poderá se ampliar pelo corpo. Se acontecer algum corte na pele, o ideal é lavar durante o banho e tratar a lesão, evitando o surgimento da verruga.