Kingo Labs
Tiranossauro Rex
Início » Ciência » Tiranossauro Rex: o rei dos dinossauros

Tiranossauro Rex: o rei dos dinossauros

Um dos dinossauros mais conhecidos é o Tiranossauro Rex. Pois logo ao falar de dinossauros, ele é um dos que vem a lembrança, devido a sua altura e a característica peculiar de aparência assustadora como um grande carnívoro que ao abrir sua boca, escancara dentes afiados que trituram um humano ou um animal facilmente em poucas bocadas.

Foi retratado na cultura popular de diversas maneiras, e apareceu em diversos desenhos, filmes de animação e é a principal espécie que estampa artigos que tratam a temática dos dinossauros.

Para entender melhor o sucesso dessa espécie que é lembrada através de gerações em gerações, vamos conhecer um pouco mais de sua história enquanto viveram na Terra e eram encontrados com certa facilidade andando por aí.

Portanto, continue com a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre uma das espécies de dinossauros mais famosas e conhecidas em todo o mundo, o Tiranossauro Rex. Veja a partir dos demais tópicos do artigo.

Tiranossauro Rex classificação

Assim como todo animal terrestre, o Tiranossauro possui uma classificação científica que relata todas as suas informações a respeito de sua raça, gene, entre outros itens importantes.

Confira a classificação logo abaixo:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Superordem: Dinosauria
  • Ordem: Saurischia
  • Subordem: Theropoda
  • Infraordem: Tetanurae
  • Micro-ordem: Carnosauria
  • Família: Tyrannossauridae
  • Gênero: Tyrannossaurus

O Tiranossauro Rex na Terra

O Tiranossauro Rex habitou no continente norte-americano, comum na região oeste dos Estados Unidos, pôde também ser encontrado em outras regiões da América do Norte, como o Canadá e o México, onde podiam conviver no seu habitat natural e as condições de clima e superfície eram propícias para adaptação da espécie em melhor se acomodar ao ambiente.

Deste modo, tem-se em mente que esse animal viveu em uma região com muita vegetação e frio, fatores que o tornaram, ao longo dos séculos, fortes e muito resistentes às intempéries.

Eles viveram aproximadamente há 67 e 65,5 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo, o período de maior evolução dos dinossauros em que se constate a presença de várias espécies perambulando desde as eras geológicas anteriores, Jurássica e Triássica, há 215 milhões de anos.

Como era um dinossauro bípede, tinha pernas fortes e braços curtos, de aproximadamente 1 metro de altura, o que fazia dele um animal rápido para correr a longas distâncias em velocidades superiores a 70 quilômetros por hora, tese que foi posteriormente contestada ao considerar que ele nem corria e nem andava devagar, mas que chegava a um “intervalo moderado” de 5 a 11 metros por segundo, na velocidade entre 18 a 40 quilômetros por hora.

Ou seja, o animal era muito rápido, podendo alcançar diferentes presas em um curto período de tempo. Por conta disso, o Tiranossauro é considerado uma das espécies mais ameaçadoras que já existiram em todo o mundo, podendo alcançar até mesmo os animais mais rápidos do mundo, como um jaguar, por exemplo.

Então, se eles estivessem vivos nos dias atuais, com certeza seriam o topo da cadeia alimentar.

Devido a essas posições para se chegar a uma velocidade estimada, seria relativo à comparação em disputar uma corrida entre um humano e um tiranossauro para ver quem chega à frente do outro.

Na fase adulta, eles mediam até 12 metros de comprimento e até 6,5 de altura, ao contar da cabeça a cauda, e seu peso chegavam a 6,47 toneladas, mas que em estudos recentes feitos por pesquisadores britânicos revelaram que eles podem pesar até 30% a mais dos primeiros números indicados, que podem chegar a 9 toneladas.

Tiranossauros viviam em grupos

Eles viviam em grupos pequenos que eram constituídos por um macho, uma fêmea e seus filhotes, que após deixarem o ninho como seio familiar, disputavam duras batalhas por alimento entre eles e outras espécies de dinossauro da época quando atingia a idade de 12 a 14 anos, e mais tarde ao chegarem nos 19 anos, tinham maturidade sexual dos machos em procurar uma fêmea para acasalamento, em ambos os motivos travavam as mais árduas batalhas em busca de uma vida mais tranquila.

Então, sempre que saíam do “desmame” os animais já partiam para a batalha para definir quem mandaria no território, nas fêmeas e no alimento em geral. Por isso, eles eram tão competitivos, até mesmo entre si.

Nas lutas, enquanto um dos machos não conseguisse derrubar o outro, eles aplicavam toda a sua força que um tiranossauro rex poderia usar, então os confrontos eram marcados pela brutal violência entre eles, e só a morte de um podia significar a vitória do outro para então, conseguir acoplar uma fêmea.  O macho que conseguisse sair vitorioso do confronto partiria para a missão de cuidar de uma nova família da espécie, e com novas tarefas de ir atrás de alimento e abrigo para o sustento dessa família.

Eles são carnívoros e se alimentavam da carne de outros animais e outras espécies de dinossauros, e até mesmo os da própria espécie como das batalhas travadas.

Características do Tiranossauro Rex

A mandíbula de um Tiranossauro Rex é grande e tinha dentes que chegavam a 20 centímetros, e em forma de cone faziam um verdadeiro estrago nas suas refeições, pelo fato deles serem bastante afiados e resistentes, são cerca de 60 dentes, sendo que 30 estavam na parte superior e outros 28 na parte superior. Os dentes, além de já impressionaram em seu tamanho, alguns maiores podiam chegar a 30 centímetros.

Imagina só um dente de 30 centímetros? O tanto de animal que não era perfurado com facilidade. Por este motivo os tiranossauros eram considerados os reis daquela época, pois sua genética era completamente favorável à caça, o que resultava em total domínio territorial.

Apesar de perderem no quesito de agressividade para outras espécies de dinossauro que costumavam rivalizar, como o Gigantossauro, o Carcharodontossauro, o Mapussauro e o Espinossauro, alguns cientistas acreditam que o Tiranossauro roubava carcaças de animais mortos por outros predadores menores, no qual tinham uma percepção olfativa mais aguçadas que essas outras espécies e possibilitavam sentir o odor de cadáveres em maiores distâncias.