Tabela Imposto de Renda (IRPF) 2017

Não tem pra onde fugir, a cada ano, todo cidadão e trabalhador brasileiro precisa prestar conta dos ganhos auferidos no ano anterior. Estamos falando aqui obviamente, do Imposto de Renda, que é cobrado anualmente dos ganhos daqueles que recebem salário superior ao teto de isenção previsto pela Receita Federal.

Esse teto, é o limite máximo que uma pessoa pode ganhar sem ter que pagar o imposto de renda, e ele é disponibilizado pela Receita por meio da tabela de alíquotas do Imposto de Renda.

É esta mesma tabela que mostra qual é a porcentagem de Imposto de Renda incidente sobre cada faixa de ganho, ou seja, quanto cada pessoa terá que pagar de IR considerando o seu ganho mensal no decorrer do ano. Neste artigo em particular você vai conferir a tabela completa de alíquotas do Imposto de Renda 2016.

O que você precisa saber sobre a tabela de alíquotas do Imposto de Renda 2017

Todo trabalhador precia consultar ano após ano a tabela de alíquotas do IR, e o motivo é absolutamente simples: ela pode variar de um ano pra outro. A boa notícia, é que em sites como este ou mesmo no próprio site oficial da Receita Federal, é possível conferir de maneira gratuita quais foram os reajustes.

Caso ainda não tenha ficado claro, conhecer o quanto antes essa tabela é importante para que o trabalhador saiba exatamente quanto será descontado de seu salário, justamente porque, como já adiantamos, a taxa incidente sobre cada um pode variar de acordo com o rendimento auferido em cada mês.

É bom esclarecer também, que todo cidadão que não é isento do IR, deve fazer a declaração anual de seu Imposto de Renda com base nessa tabela de alíquota e sempre dentro do prazo estipulado pela própria Receita Federal. Isso ajuda a evitar pendências e restrições junto ao órgão.

Agora que já explicamos um pouco sobre o que é, como funciona e por que você deve se manter atento às alíquotas do Imposto de Renda, é hora de mostrarmos então a tabela completa usada para o corrente ano de 2017. Vamos a ela.

A tabela de alíquotas do Imposto de Renda 2017

imposto-de-renda-2017

Como você pode conferir na tabela acima, pessoas que ganharam até R$ 1.903,98 (Mil Novecentos e Três Reais e Noventa e Oito Centavos) estiverm isentas do Imposto de Renda. Vale dizer também, que aposentados com idade superior a 65 anos também são isentos do IR, considerando o calendário 2016 da Receita Federal.

Vale dizer também, que há casos em que na hora da Declaração do Imposto de Renda o trabalhador consegue recuperar alguns valores pagos no decorrer do ano conforme critérios específicos definidos pela própria Receita Federal.

Entre os critérios estão alguns dos valores gastos em educação e em saúde. Cabe ao contribuinte consultar quais são exatamente os gastos elegíveis para o benefício da Restituição.

E então, o que você achou da nova tabela do Imposto de Renda? Fique à vontade para deixar sua opinião no espaço destinado aos comentários.

Leave a Reply