Sites para aprender programação de Software de app de graça

SITES PARA APRENDER PROGRAMAÇÃO DE SOFTWARE DE GRAÇA

Antes restritos a cursos complicadíssimos e caros, os conhecimentos em tecnologia estão cada vez mais acessíveis na web. Claro que, para realmente aprender, o aluno precisa de um mínimo de aptidão e muita força de vontade.

Quando desejamos aprender algo por conta própria, sem investir nosso dinheiro, temos que ter em mente que não há milagre. Há de se investir muito tempo. E tempo de qualidade: com atenção e dedicação. Senão, não vai aprender mesmo!

Sabe um mínimo de inglês ou ter familiaridade com as expressões e palavras mais comuns no universo de tecnologia e programação é bem útil para aprender estas técnicas através dos sites.

Os melhores sites gratuitos para aprender programação de software

CodeAcademy

Totalmente gratuita, a ferramenta conta com versão em português nas páginas iniciais. Segundo sua própria definição, CodeAcademy é uma companhia de educação.

O site disponibiliza vários cursos de linguagem de programação para níveis básicos de conhecimento como: HTML e CSS, PHP, Java, jQuery, Python e Ruby.

Bem completo!

Acesse: http://www.codecademy.com/pt

Blockly

Se você realmente não tem noção nenhuma, execute os desafios do Blockly. Trata-se de um ambiente de programação gráfica que dará uma boa noção das linguagens e desafios da programação e algoritmos. Para acessar os joguinhos, vá na opção: parents and teachers looking for educational games should go here (pais e professores procurando por jogos educacionais devem vir aqui).

No site eles dizem: games for tomorrow programmers (jogos para os programadores de amanhã). Os joguinhos vão dar bases para o raciocínio que deve ser usado em linguagens de programação.

Acesse: https://code.google.com/p/blockly/?redir=1

Eu posso programar!

Aprenda a programar com ninguém menos que a própria Microsoft. O site “Eu posso programar” apresenta uma ótima proposta e conteúdos.

O curso mais básico “A hora do código” pode ser executado por crianças a partir de 11 anos!

Segundo os criadores do site, a iniciativa causa os seguintes impactos:

  • Desenvolve a habilidade de resolver problemas lógicos
  • Estimula a criatividade e o pensamento crítico
  • Aumenta as oportunidades de emprego
  • Amplia a capacidade de adaptação ao estilo de vida atual e a familiarização com a tecnologia
  • Torna o empreendedorismo uma opção concreta

Acesse: https://www.eupossoprogramar.com/default.aspx

CodeSchool

Em inglês. Site com vários cursos de programação, inclusive para plataformas iOS (ou seja, para iPhone e iPad). O site traz constantemente novos cursos.

Se você quiser pagar pelos serviços, desfrutará de mais cursos e conteúdo. Mas, os cursos gratuitos já valem a pena.

Acesse: https://www.codeschool.com/courses

Scratch

Site muito popular desenvolvido no MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Scratch traz na nova plataforma recursos para que pessoas que não sabem nada de programação programem usando ferramentas que mais parecem um quebra-cabeça.

A plataforma pode até ser usada por crianças. Na página principal você consegue visualizar exemplos do que outras pessoas fizeram e verá que, mesmo sem saber programação, com um pouco de criatividade, tudo é possível!

Acesse: http://scratch.mit.edu/

Veja também: Sites para aprender inglês e também como acelerar a leitura.

Leave a Reply