Você sempre quis saber: o real significado de MC

Siglas são a forma mais prática de encurtar longas palavras. Partidos políticos, expressões do direito, truques de memorização, nomes de tarefas se valem de siglas para encurtar ter que dizer todo o nome ou o conceito. Presume-se que o outro já saiba o que cada sigla significa. Mas você já se perguntou o significado de MC? Venha com a gente e descubra neste texto!

Muito Chato para alguns, o significado de MC permanece um mistério para a humanidade em geral e principalmente para adolescentes que se autodenominam MC.

Graças ao atual assim chamado funk, o significado de MC se perdeu, assim como o significado de boa música, de voz bonita, de sonoridade, de arte, e até o próprio significado de música.

Uma pena. Eu gostava de música, especialmente de boa música, e sabia o seu significado.

Mas vamos falar do significado de MC.

A origem desta sigla é bem antiga. Vamos voltar no tempo até os distantes anos 1950 e aterrissar nossa máquina do tempo na Jamaica, aquela terra de Bob Marley, das praias paradisíacas e da música cantada de um jeito único e swingado.

É nesta terra, que na época era bem pobre e sem grandes perspectivas que os jovens, sempre eles, começaram a tentar reduzir a tristeza de suas vidas com um pouco de música. Nada muito grande, claro, a grana está curta.

Significado de MC

A solução era fazer uma festinha bem comunitária. Um leva um pouco de bebida, outro leva uns discos, outro leva alguma coisa pra mastigar. E a festa vai rolando.

E nisso de juntar pessoas, tocar um som, sempre tinha quem se destacava na pick up de som. Troca disco, coloca outro som, até que alguém teve a ideia de misturar instrumentos musicais e até de cantar alguma coisa em cima de outro som.

A partir dessas experimentações começou a surgir o SKA da Jamaica, uma mistura criativa de blues e jazz, introspectivos e até um pouco tristinhos, como ritmos caribenhos, definitivamente mais alegres e festivos.

Estas festas foram ganhando tamanho e viraram coisa séria. As músicas foram parar nas rádios, as pessoas começaram a investir nisso. E se antes as festas de garagem tinham um DJ – olha outra sigla – que significa Disc Jockey – agora apareciam profissionais para apresentar as festas, eram os chamados MC, abreviação para Mestre de Cerimônia.

Significado de MC

E as festas agora eram transmitidas ao vivo por rádio, com MCs fazendo rimas para apresentar um músico ou grupo, fazer festa junto com um DJ, animar a festa e fazer o pessoal que estava ouvindo a rádio se interessasse mais pelo evento que estava sendo transmitido.

A figura do Mestre de Cerimônia já é bem antiga. O apresentador de um circo é o Mestre de Cerimônia. Em eventos grandes, em shows, sempre há a função do Mestre de Cerimônia. Quem acompanha a premiação do Oscar vai lembrar de vários atores e atrizes que fizeram a vez de Mestres ou Mestras de Cerimônia.

O significado de MC como sendo o Mestre de Cerimônia acabou se perdendo com o tempo, e ganhou novos significados, como sendo o cantor, o músico, o artista que está se apresentando, e não mais o apresentador.

Quem mudou para sempre o significado de MC foi o pessoal do Funk. Mas quem gosta de RAP também já se faz chamar de MC.

O que acontece é que o atual funk tem suas origens muito mais no RAP, que é o jeito de rimar as palavras com uma batida muitas vezes bem simples de fundo, apenas para dar alguma sonoridade, do que no funk original, vindo dos Estados Unidos, que era uma mistura de música negra que combinava o soul com o gospel, com mais ritmos de disco. De fato, o funk original era muito mais rico em estilos e sons. Já o RAP era uma batalha de rimas que ganhou algumas batidas.

Tanto o significado de MC quanto de funk, soul e outros tantos temas que vimos no texto acabaram se perdendo, se transformando ou mudando. E mesmo os atuais seguidores do funk brasileiro podem ter outra ideia sobre o significado de MC. E isso é muito normal, significa que palavras acabam por mudar seu sentido, perder significado, acabam transmitindo ideias diferentes com o tempo por serem apropriadas ou emprestadas por grupos e épocas.

A isso se chama gíria, e também evolução da linguagem. E faz parte da evolução natural das línguas desde os primeiros grunhidos dos homens das cavernas. Acontece, nem adianta reclamar.

Mas, para quem, por curiosidade resolver perguntar a um adolescente de voz rouca ou esganiçada que se diz cantor porque gosta de funk: Qual o significado de MC? – A resposta pode ser bem diferente, se é que vai haver uma resposta. Sem querer discriminar ninguém agora, mas muita gente aceita o significado das palavras como sendo aquilo mesmo, pronto e acabou.

É bem raro quem procura saber mais sobre palavras, nomes, termos históricos ou fatos. Daí vem que o significado de MC pode ser desconhecido para a maioria dos funkeiros. E pode até ser apenas uma moda, afinal, depois que a onda do funk passar, ou mudar um pouquinho, quem inventar uma diferença pode querer ser conhecido por outro nome, para se destacar. E o significado de MC pode mudar de novo, ou simplesmente desaparecer.

E talvez apareça um sujeito que não use o nome próprio, mas prefira um nome artístico, que ao invés de querer ser chamado de MC isso ou aquilo, resolva pesquisar e descubra que o significado de MC é Mestre de Cerimônia e este funkeiro resolva se chamar apenas de “Mestre de Cerimônia”.

Só para encerrar, no Brasil, o significado de MC como Mestre de Cerimônia acabou sendo substituído por um sentimento de que MC é um título para cantores de funk, que adaptaram o estilo do RAP para fazer rimas sem necessariamente cantar, que se apropriaram do funk que era muito musical e dançante, para fazer movimentos que imitam atos sexuais, o que não é exatamente uma dança.

Viram? O Brasil se apropria de termos estrangeiros e cria novos significados, novos sons, novas interpretações. O exemplo do significado de MC é só para mostrar o quanto a língua muda e ainda vai mudar muito, afinal, o português do Brasil é uma língua viva, ainda mais quando comparando ao português de Portugal, que é uma língua morta, e por isso, um dia, vai desaparecer. A mudança é uma constante da vida, gente!