Kingo Labs
Shaitan
Home » Sobrenatural » Shaitan: saiba mais sobre a entidade

Shaitan: saiba mais sobre a entidade

Capeta, satanás, chifrudo e Shaitan são todos um só? A história conta que este teria sido o nome original do demônio, antes mesmo da bíblia ser escrita. Mas, afinal quem era Shaitan? Qual a sua aparência? Que poderes ele tem? Ao longo da história as informações vão sendo alteradas e é difícil resgatar um conteúdo tão antigo. Conseguimos elaborar um artigo com os maiores segredos sobre Shaitan, então confira abaixo.

O que é?

Shaitan são espíritos do mal, semelhantes aos demônios tradicionais. Na maioria das vezes são considerados descendentes de Iblis, parecidos com os arcanjos caídos. Entre suas habilidades, podem ser invisíveis. Todos eles são limitados a fazer o mal e não tem o livre-arbítrio para praticarem boas ações.

Poderes

De acordo com Judas 1:9, Satanás tem grande domínio no mundo espiritual, com acesso ilimitado a presença de Deus. O catecismo afirma que satanás não possui poderes infinitos, contando com as mesmas habilidades de outros espíritos. Shaitan não tem acesso ao futuro, já que este pertence a Deus, mas podem fazer profecias baseadas em observações.

Na maioria das vezes os demônios aplicam truques para confundir a mente das pessoas, dando a impressão de que algum objeto está se movendo. Shaitan não consegue mover matéria física, mas pode fazer itens voarem, igual acontece nos filmes, porém, é difícil já que o poder deles á mais voltado para o lado espiritual.

Quais os objetivos de Shaitan?

Shaitan tem como objetivo principal corromper a humanidade. Para isso ele atua de formas que afastem os homens da fé em Deus, o seu maior rival. Shaitan atua como um político, oferecendo maior liberdade para os cidadãos, tudo para atrair mais almas para o caminho do mal. Muitas vezes faz isso entrando em mentes alheias.

Origem do nome

Escrito como Šayṭān para os árabes, vem do hebraico Šāṭān. Significa algo como acusador ou adversário. Para os árabes, está relacionado com os termos distante e desviado. As citações vêm desde quando a Arábia não seguia o islamismo. Shaitan pode ainda ser traduzido basicamente como demônio, diabo ou capeta.

Embora alguns pensem nisso, satanás não foi criado pelos cristãos. No alcorão Shaitan é mencionado 87 vezes, enquanto isso Iblis aparece 11 vezes. Ele é citado por diversas outras religiões pelo mundo. É o conceito de ser o rival do todo poderoso, naquela história de que todo herói precisa ter o seu vilão, e quanto mais forte ele for, maior ficará após derrotá-lo.

Como é a aparência de Shaitan?

Durante o desenvolvimento do cristianismo vários deuses de outras culturas passaram a ser considerados demônios. Para os hebreus, Shaitan estava diretamente ligado ao fogo e o seu nome é ligado a Espada Flamejante. Logo ligaram a cor vermelha com odor de enxofre. Enquanto isso, o tridente carregado deve ser algo baseado na cultura grega, em Poseidon.

Shaitan tem chifres devido a associação que foi feita com o bode. Inicialmente essa criatura era ligada a constelação de Capricórnio. O satanás herdou ainda características físicas do deus grego Pã, onde a parte inferior do corpo é semelhante à de um bode. Existem claro os chifres, estes não poderiam ser esquecidos, porém, também são ligados a Cernuno, um deus celta.

De acordo com o escritor Peter J. Carroll, mesmo em culturas onde não existem animais com chifres é possível encontrar deuses chifrudos. Isso acontece devido ao poder da mente, onde o homem consegue projetar a sua consciência além da cabeça. Enquanto isso, Shaitan passou a ter chifres e essa se tornou uma das características principais de sua forma física.

O que diz o alcorão sobre Shaitan?

No livro sagrado para os muçulmanos, não existe uma certeza sobre a origem de Shaitan. Alguns pesquisadores chegaram a elaborar estudos, indicando que vem das tradições hadiths. De acordo com as escrituras, esta criatura é considerada hermafrodita, incapaz de se casar e se reproduz por meio da colocação de ovos. Os textos sugerem ainda que o Shaitan foi criado por meio da fumaça do fogo, enquanto os gênios vieram das chamas e os anjos, da luz.

Shaitan na bíblia

Não com este nome, mas chamado de satanás, ele está presente na bíblia. É importante não confundir com Lúcifer, já que são dois seres diferentes. Existe ainda uma diferença de conceito atribuído para satanás no velho testamento e no novo testamento. No antigo ele parece que atuava junto com Deus, e não era seu rival.

Deus teria pedido para Shaitan tentar acabar com a fé de Jó, fazendo este passar pelas maiores provações de um homem. No novo testamento passou a ser tratado da forma como conhecemos hoje em dia. Se trata de um príncipe demoníaco e do mal. A partir disso fica um questionamento: Os dois são o mesmo? Ou antes era preciso definir um personagem para ser chamado de demônio?

Qual é a importância de Shaitan?

O monoteísmo se consolidou nos últimos 2 mil anos como o principal segmento de fé no mundo, levando na maioria das vezes a moralidade como um de seus princípios. Em diversas religiões é possível observar claramente um confronto entre o bem e o mal. Assim, o Shaitan ganha a sua importância, seja de forma direta ou indireta, onde algumas crenças o utilizam como artificio para manter fiéis.

O que são opositores?

Opositor é o significado da palavra satanás, que representa aquele que se opõe contra algo, ou causa resistência. Na bíblia não é considerado um nome próprio, sendo um artigo definido que se refere ao principal rival de Deus. “Após a morte e ressurreição de Jesus, Satanás continuou a travar uma luta árdua contra os seguidores de Cristo”, diz um dos trechos bíblicos.

Filme sobre Shaitan

Em 2011 o cinema indiano lançou o filme Shaitan, trazendo a sua versão sobre o demônio. Na história o satanás perturba mentalmente a protagonista Amy, que tenta se matar. A produção foi bem avaliada, recebendo nota 4 de 5, foi um sucesso de bilheterias, tendo arrecadado US$ 5,5 milhões e custado US$ 1,5 milhão.