Kingo Labs
Seitas
Home » Aleatórios » Seitas: conheça algumas e suas práticas

Seitas: conheça algumas e suas práticas

Seitas são grupos de pessoas semelhante as sociedades secretas, de onde não se tem muitas informações. São formadas com o objetivo de supostamente superar problemas espirituais, estando diretamente ligadas a fé dos seres humanos. Existem diversos grupos deste tipo no Brasil e espalhados por diversos países do mundo. Quer saber mais sobre seitas? Confira a seguir.

O que são seitas?

A palavra seita vem do latim secta, que significa selecionar, dividir ou sectar. Consiste em grupos fechados de pessoas que passam doutrinas, ideologias, filosofias e conceitos religiosos ou políticos para os seus integrantes. Essas práticas não são muito comuns e são passadas por um líder. Além destes grupos, podem existir seitas indicadas para militares.

As seitas podem ser formadas para acabar com meios que consideram hostil ou descrentes. Eles podem perceber a sociedade como pecadora, apenas por não seguirem os seus preceitos. As seitas funcionam como espécies de religiões constituídas, porém mais fechadas. Quem é membro e deseja sair do grupo na maioria das vezes encontra dificuldade e pode sofrer psicologicamente.

Lista de seitas

As seitas seguem diferentes ritos, que variam conforme os costumes de cada uma delas. Existem diversas seitas espalhadas pela América Latina. É importante que as pessoas saibam a origem e as principais características destes grupos totalitários, até para perceberem mudanças de personalidade em conhecidos, evitando esse tipo de envolvimento.

Igreja da Cienciologia

Conhecida ainda como Dianética, a Igreja da Cienciologia é considerada uma das seitas mais destrutivas deste tipo de ambiente. Foi criada pelo ex-oficial da marinha e escritor de ficção científica, o norte-americano Ronaldo Hubbard. Este grupo já recebeu diversas denúncias vindas de países europeus e dos Estados Unidos, sendo até mesmo investigado pelo FBI.

Esta seita se apresenta com uma ciência exata do pensamento, que sempre funciona, diferente das terapias tradicionais, seria ela uma rota de saúde para os seres humanos. Pessoas são levadas para o grupo por meio de cursos e testes gratuitos. Durante as “audições” eles são propostos a curarem as suas falhas espirituais, onde na maioria dos casos as pessoas entregam seu dinheiro para o líder.

Grupos espiritas

Em 1848 as irmãs Fox afirmaram que tinham a capacidade de conversarem com os mortos. Allan Kardec foi o grande percursor deste segmento religioso, com a publicação de O Livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo. De acordo com essa doutrina, a pessoa é composta pelo corpo material, a alma e um cordão que faz a ligação entre estes dois citados.

Gnósticos

Esse grupo prega a libertação da consciência como um meio para permitir a investigação da realidade e de mundos superiores ainda desconhecidos. Essa seita foi criada no século II, sendo considerada uma das mais antigas do mundo. Para eles, Jesus ensinou dois tipos de doutrinas, sendo uma para as pessoas comuns e outra para os discípulos.

É possível estudar o Gnosticismo, em um curso que tem duração de aproximadamente quatro anos, onde é possível aprender sobre filosofia, arte, religião e ciência. O movimento contemporâneo com esta denominação vem da Colômbia, em 1950, criado por Samuel Aun Weor, que afirmava que a Igreja Gnóstica era a igreja invisível de Jesus e para atingi-la era preciso sair do corpo físico.

Hare Krishna

A Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna foi fundada em 1965 por um indiano. A doutrina base seguia ensinamentos do guru. Seus seguidores devem cantar por ao menos 1728 vezes o mantra: hare krishna, hare krishna, krishna, krishna, hare, hare, hare rama, hare rama, rama, rama, hare, hare.

Essa seita constitui ainda em quatro princípios como não comer carne, peixe, ou ovos, não praticar sexo ilícito, não tomar intoxicantes, e não se envolver com jogos de azar e nem especulação mental. Depois da morte do fundador o movimento se perdeu, os novos líderes chegaram a serem denunciados por tráfico de joias e de drogas.

Meditação transcendental

Fundada em 1957 pelo guru Maharishi, é uma prática que consiste em melhorar o estilo de vida por meio da recitação de um mantra, por 20 minutos durante a manhã e novamente no período da tarde. Durante a década de 1960, os membros da banda “The Beatles” foram flagrados com o guru, dando grande foco para esse tipo de movimento.

Igreja Universal do Reino de Deus

Embora essa questão seja polêmica, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) pode ser considerada uma seita. Ela foi fundada em 1977 por Edir Macedo. Ele se autoproclamou bispo, antes disso trabalhava como caixeiro da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj). Macedo focou a Universal em combater demônios, inclusive transmitindo isso em programas de televisão, como na RecordTV, emissora de sua propriedade.

Em todos os templos da Igreja Universal os fiéis podem orar pela libertação de espíritos. Eles acreditam em Jesus Cristo, na Santíssima Trindade, na ressurreição corporal de Nosso Senhor e na salvação peal fé. Pode ser tratada como uma seita por indicar que “só Jesus salva”, a palavra dita pelo líder local deve ser inquestionável e existem distorções sobre a fé.

Meninos de Deus

Em 1969 foi fundado nos Estados Unidos o grupo conhecido como Meninos de Deus. A criação foi pelo pastor evangélico David Berg. Eles seguem a Bíblia, mas fazem a sua própria interpretação sobre os testamentos. Consideram o sexo como um presente de Deus e odeiam o sistema apocalíptico. Já na década de 1970 passaram a ter problemas com a justiça e se tornaram clandestinos, principalmente devido a prostituição e o aliciamento de menores.

Nova Era

Essa é uma das seitas mais conhecidas da atualidade. Suas práticas mesclam elementos disponíveis em diferentes religiões, como as orientais, o espiritismo, terapias alternativas, astrologia, ecologia e gnosticismo, entre outras. Segundo eles, uma nova época está chegando ao Planeta erra.

Satanistas

Esses grupos são difíceis de classificar, porque os estilos seguidos são bem variáveis. Geralmente são grupos pequenos de pessoas que se reúnem para adorar o capeta, acreditam que devido aos seus poderes, o satanás pode intervir na sociedade terrestre. Pessoas com transtornos psicológicos e rejeição por instituições sociais estão entre os principais membros.