Kingo Labs
Home » Finanças e Dinheiro » Seguro auto: benefícios e riscos

Seguro auto: benefícios e riscos

Se viver já é um risco, a gente pode, pelo menos, se cercar de mecanismos que diminuam os transtornos e perdas em certas situações. Um deles é o seguro de automóvel. Porém, antes de contratar o serviço, é bom dar uma olhada nos seus pró e contras.

Se viver já é um risco, a gente pode, pelo menos, se cercar de mecanismos que diminuam os transtornos e perdas em certas situações. Um deles é o seguro de automóvel. Porém, antes de contratar o serviço, é bom dar uma olhada nos seus pró e contras.

Vantagens dos seguros para automóveis

Muitas das pessoas que adquirem um veículo acabam dispensando os serviços das seguradoras, seja por motivo financeiro ou por não ter essa preocupação em mente.

Outras, por sua vez, optam por um plano de acordo com dois dos principais motivos para contratar um, ou seja, acidentes e roubos. Ok, são muito importantes…

Mas com um seguro de auto você pode também:

  • contratar planos de assistência 24 horas;
  • contar com guincho em caso de acidente;
  • receber assistência em caso de pane mecânica;
  • contar com ajuda durante pane seca;
  • facilitar a troca de pneus;
  • ter desconto em estacionamentos;
  • recorrer a um motorista substituto;
  • conseguir hospedagem em hotéis;
  • garantir um táxi para remoção.

Em caso de acidente, por exemplo, o plano da seguradora pode cobrir manutenção do veículo e, dependendo do contrato, garantir um carro extra enquanto o seu fica pronto.

Você também pode ter direito a guincho (e até ser levado a uma distância de 200 km), sendo que o valor muda em cada operadora, em situações de quebra do carro na rua ou estrada.

Foi roubado? O seguro auto pode reembolsar o valor do veículo em dinheiro – segundo preço de tabela-, para você comprar outro.

Além disso, muitas empresas trocam vidro sem custo adicional.

Pensa que acaba aí? Não! Os benefícios de um seguro auto vão além dos recursos disponíveis para o seu carro. É possível ter, ainda, assistência a residência com os serviços de encanador, eletricista, reparo técnico em computador e chaveiro.

Ou seja, quem tem um seguro para veículo tem muito mais do que a cobertura em casos de colisão e roubo, não é mesmo?

E, em geral, tais serviços são acionados todos os anos- e você chega a ser favorecido, inclusive, sem que seu possante tenha sofrido qualquer dano.

Fora isso, ainda acumula bônus toda vez que renova seu seguro sem sinistro. Afinal, qual empresa não vai querer agradar um bom motorista?

Neste aspecto, então, as mulheres têm mais motivos para comemorar. As motoristas sempre conseguem descontos significativos, pois, segundo estatísticas, provocam menos acidentes; e quando eles acontecem são menos graves.

Saiba mais sobre a contratação de um seguro para automóvel

Você viu as vantagens… Agora, conheça os pontos não tão bons assim ao adquirir um seguro veicular:

  • Por causa dos altos preços de um seguro de carro no Brasil, muita gente não consegue adquirir um;
  • as seguradoras não têm como garantir que o veículo será encontrado rapidamente. Então, o proprietário precisa aguardar até 30 dias para receber o valor do carro, caso ele não seja localizado;
  • dependendo de determinadas informações solicitadas no contrato, o valor final do seguro aumenta. As opções que mais pesam no bolso: ano do veículo, sexo e idade do condutor;
  • as empresas não fazem seguro para carro a partir do 12º ano de uso.

Analise com calma os benefícios e riscos de um seguro auto, e decida de que forma vai proteger seu bem material e aqueles que não têm preço: você e sua família.

Até mais!