Salão de Beleza: dicas para montar o seu

Abrir um salão de beleza é o sonho de muitas pessoas. Salões são ambientes agradáveis, que permitem um trabalho prazeroso e, nos bons casos, extremamente lucrativo.

No entanto, para abrir um salão de beleza de sucesso, é necessário um pouco mais do que vontade e habilidade. É importante estruturar a ideia e conhecer o modelo de negócios que você pretende seguir.

Confira estas dicas que irão colocar você no caminho certo:

montar-salao

Faça um plano de negócios

Abrir um salão de beleza não é estrategicamente diferente de qualquer outro negócio. Isso significa que ele também necessita de um plano de negócios. Você precisa de um documento para definir sua estratégia e o que será feito para que o salão siga ela.

Um plano de negócios também facilita na hora de estruturar a ideia, seu conceito e seus diferenciais.

Planeje a capitalização

É necessário mais do que um quarto vazio e um secador para fazer um bom salão de beleza. Uma série de investimentos são importantes, e você precisa calcular se tem condições de fazê-los antes de comprometer-se com o negócio.

Se você não sabe montar uma estrutura de investimentos necessários para a manutenção do negócio, busque auxílio profissional de consultores. Eles ajudarão a não errar na hora e não deixar nada passar na hora do cálculo.

Busque um bom local

O local correto pode ser a diferença entre um salão de beleza de sucesso ou aquele que precisa fechar as portas. Há diversos fatores importantes para você definir o local onde abrirá o empreendimento.

Você deve buscar por um local com visibilidade, boa circulação de pessoas e onde o seu público-alvo costume estar presente. Bons locais podem ser um pouco mais caros, mas geram muito mais resultados.

É necessário levar em conta, também, a concorrência em torno do local. Se você encontrar um lugar ótimo exatamente ao lado do melhor salão de beleza da cidade, pode ser mais difícil ter resultados. O local deve corresponder à estratégia definida no plano de negócios, pois isso estabelece coerência para o seu negócio.

dicas-salao-beleza

Monte um salão de acordo com seu público alvo

Se você quer abrir um salão de beleza, certamente já sabe que ele é um espaço social. As pessoas não escolhem seu salão baseando-se apenas no serviço prestado. Elas buscam por ambientes onde sentem-se confortáveis e à vontade enquanto recebem o tratamento de beleza.

Por isso, escolher móveis, decoração e cores que estejam de acordo com seus clientes é uma ideia necessária. Seu salão deve ser um local onde todos queiram voltar. Por isso, é importante conhecer o gosto destas pessoas, e adaptar-se a ele.

Ofereça um tratamento excelente

O mesmo argumento do ponto anterior baseia esta dica. Muitas vezes, a qualidade do trabalho é menos relevante do que a forma como um cliente se sente dentro do salão de beleza.

É óbvio que é necessário fazer um bom serviço. Mas tão importante quanto o bom serviço, é oferecer uma boa experiência. Isso não vale apenas para você. Funcionários podem ser treinados e ganhar novas habilidades, mas raramente mudam sua personalidade.

Por isso, além de oferecer uma boa experiência, busque por empregados que também estejam dispostos a fazer isso. Ao ter um salão de beleza que oferece uma experiência ótima, você garante clientes fiéis, que sempre retornarão.

Não abra mão do marketing

Procure por soluções criativas e de baixo custo para realizar o marketing do seu salão de beleza, se necessário. Ache alguma solução para que você não abandone o marketing e as diversas formas de estabelecer uma relação de visibilidade da marca fora do salão.

Uma boa estratégia é utilizar as redes sociais. Nelas, pequenas promoções geram visibilidade e ainda podem angariar novos clientes com um custo muito baixo. Não abra mão de recorrer a estes meios e, se possível, considere contratar um profissional da área.

Leave a Reply