Kingo Labs
Reglas de Congo
Início » Sobrenatural » Reglas de Congo: saiba mais sobre a religião

Reglas de Congo: saiba mais sobre a religião

A África é um grande continente, que conta com diversos países hoje em dia. No passado as terras eram divididas entre tribos, que cultuavam dezenas de deuses. Com a escravidão essa cultura foi trazida para a América, onde se desenvolveu uma religião conhecida como Reglas de Congo. Como eles agem? Quais seus objetivos? Quer saber mais? Confira logo abaixo.

O que é Reglas de Congo?

É uma religião conhecida também como Palo, possuindo ainda outras denominações. Foi desenvolvida principalmente em Cuba por pessoas que foram trazidas a força do continente africano para trabalhem como escravos. Esses povos são originários principalmente da África Central, embora hoje em dia essa cultura tenha se difundido entre os brancos.

Como é a crença na Reglas de Congo?

Esse povo divide a estrutura em duas grandes partes, primeiro vem a veneração dos espíritos e depois a crença nos poderes naturais emanados da terra. Segundo eles, todos os objetos naturais possuem poderes e são frequentemente ligados a espíritos. É considerada uma religião que segue um deus, mas acredita na existência de outros.

Reglas de Congos – Entidades

Para eles o criador de tudo e deus supremo é Zambi ou Nsambi, governador de todo o universo. Os Nkitas são espíritos que controlam as árvores, os rios e o ar. Já os fantasmas ou antepassados são tidos como Mfumbe. Já os ancestrais de grande poder são classificados como Eggun.

Os Mpungos são espíritos poderosos, que possuem função semelhante à dos orixás. Entre eles estão Lucero, que seria um mensageiro de deus responsável por facilitar o acesso a felicidade, Centellla a governadora de todos os cemitérios e Mama Chola, que controla os rios com muito amor.

Rituais praticados por seguidores das Reglas de Congo

Um dos primeiros ensinamentos para quem passa a fazer parte dessa religião é chamado de “La Nganga”. Se trata de um vaso sagrado que funciona como uma base do cosmo. Cada unidade é dedicada a um diferente Mpungu, porém, algumas vezes acreditam que o vaso é ocupado por um espírito morto, que pode facilitar as ações ajudando na condução.

Métodos de adivinhação nas Reglas de Congo

Essa religião conta com vários métodos utilizados para a adivinhação, que incluem objetos e itens como conchas de coco. Outros preferem fazer por meio dos chifres de animais. Essas ações podem ser feitas em casas ou em templos, já que não existe uma hierarquia muito bem definida de poder na religião.

Reglas de Congo e Cristianismo

Durante o século XV a população do Reino do Congo, conhecida hoje como República Democrática do Congo, passou a cultuar o cristianismo, muito devido ao convívio com sociedades europeias. As Reglas de Congo nada tem relação com o Cristianismo e ao longo do tempo se mantiveram afastadas, embora em Cuba haja uma designação chamada de Palo Cristiano, onde os seguidores utilizam crucifixos.

Quem pode ser membro?

Com a mistura de diferentes culturas, os povos de origem branca também foram inseridos nesse contexto e hoje representam grande parte dos integrantes dessa religião. São aceitos homens e mulheres, desde que não sejam homossexuais. Antes de serem aprovados, é necessário que os espíritos concordem com o ingresso.

Reglas de Congo possui templo?

Sim. Essa religião pode ter cultos realizados em residências, mas conta com templos estabelecidos, conhecidos como Munanso. Estes locais só podem ser abertos por sacerdotes experientes, que dominam completamente os rituais das Reglas de Congo. Os Munansos são locais destinados a servir e ajudar quem necessitar.

Como funciona o clero?

Os sacerdotes dessa religião são chamados de paleros se forem homens e de paleras caso sejam mulheres. Para atingir esse nível é preciso de muito conhecimento após o ritual de iniciação, já que eles devem pôr em prática diferentes tipos de magia e adivinhação. Os paleros podem ser chamados de Tata (pai) e as paleras de Yaya (mãe).

Praticam magia negra?

Os paleros podem trabalhar com espíritos de luz, os Nfumbes ou mortos, assim como os Ndoki, tratados como obscuros. O principal objetivo essa religião é atingir uma elevação espiritual e para isso realizam alguns rituais. Alguns exploram o medo de seus seguidores para elevar a sua reputação ou assustar inimigos.

Acredita-se que eles estejam ligados com magia negra ou com bruxaria porque abatem animais para utilizarem em alguns ritos. Outra prática bem comum e assustadora está ligada aos ossos humanos, que por muitas vezes são expostos nos altares dos templos. Dependendo do espirito, ele pode ser bem exigente e solicitar esses itens.

Onde essa religião é praticada?

Essa religião veio do Congo e se espalhou pela América Latina, ganhando destaque principalmente em Cuba. Também se tornou bem popular em outros países como Venezuela, Colômbia e Porto Rico, afro-latinos e anglo-americanos passaram a cultuar esses espíritos. Aqui no Brasil os antigos escravos criaram a Umbanda.

Ramificações de Reglas de Congo

Ao longo dos anos a religião foi ganhando algumas ramificações espalhadas pelos países que cultuam esses ensinamentos. Palo Monte, Palo Mayombé, Brillumba e Kimbisa são alguns nomes associados a esse tipo de cultura, sendo que Palo Mayombé é considerada uma das vertentes mais fortes, com rituais terríveis. Especialistas em religiões garantem que algumas vertentes são mais radicais do que o Candomblé ou as religiões satanistas.

Reglas de Congo usa bíblia?

Não. Embora no início tenha havido um contato entre o cristianismo e as Reglas de Congo, não existe essa ligação. Aliás, eles não utilizam nenhum tipo de livro contendo os ensinamentos e rituais que devem ser realizados. Todo o conhecimento é passado de geração para geração pelo meio oral, assim alguns costumes acabam sendo modificados com maior facilidade.

Hoje em dia existem alguns livros que falam sobre esse assunto. Outra opção de se aprofundar nesse assunto é por meio das publicações feitas pelos sacerdotes.

Ofertas para os espíritos

Assim como outras religiões com raízes africanas, a Reglas de Congo também presta homenagens aos espíritos ou entregam oferendas com o objetivo de serem ajudados. Podem entregar frutas que incluem goiabas e laranjas e alguns tipos de carne, como frango ou peixe frito. Não necessariamente precisam ser colocadas em encruzilhadas.