Kingo Labs
Povos do Polo Norte
Início » Aleatórios » Povos do Polo Norte: hábitos e curiosidades

Povos do Polo Norte: hábitos e curiosidades

Geralmente existem poucos animais e é impossível realizar plantações na neve ou no gelo. Dessa forma a dieta dos povos do Polo Norte são restritas. Assim eles se alimentam da caça e da pesca. Onde vivem os esquimós?

Tem mais algum tipo de povo que mora nessa região? Confira a seguir.

Povos do Polo Norte

O Polo Norte é uma das regiões mais inóspitas do Planeta Terra. As temperaturas nessa região são extremamente frias, fazendo até -60ºC. Mesmo assim, diversos povoados moram em localidades próximas, no Círculo Polar Ártico. Conheça os Lapões, Samoiedos, Aleutes, Iúpiques e Inuítes.

Onde fica o Polo Norte?

O Polo Norte é a região mais ao Norte do Planeta Terra, na verdade todos os planetas do Sistema Solar possuem um Polo Norte. Por aqui ele fica no Oceano Glacial Ártico, onde o mar está congelado, sendo coberto por uma extensa camada de gelo. O primeiro homem a pisar nessa região foi Matthew Henson, junto com seu assistente Robert Edwin Peary, em 1909.

O Polo Norte define a latitude de 90º Norte, enquanto a longitude pode ser de qualquer valor. Diferente do que era pensado no passado, o eixo de rotação não é fixo em relação à superfície da Terra, podendo balançar alguns metros, como previsto no século XVII pelo matemático Leonhard Euler. Essa região não conta com um fuso horário definido.

O que é Ártico?

O Ártico é uma das regiões do Polo Norte, sendo está a mais comum para a presença humana. Fazem parte territórios localizados na Rússia, Escandinávia, Alasca, Canadá, Groenlândia e o Oceano Ártico. Por lá as temperaturas mais baixas podem fazer -60ºC, fazendo com que o local tenha uma baixa densidade demográfica. A população fica geralmente nas áreas continentais.

O Polo Norte propriamente dito é inabitado, já que não existe terra firme como na Antártida, apenas gelo. As regiões mais habitadas ficam em solo russo, Murmansk e Norilsk. Os principais habitantes do Ártico são os esquimós, espalhados por regiões do Canadá, Sibéria, Alasca e Groenlândia, famosos por puxarem trenós e pela baixa estatura física.

Existem moradores no Polo Norte?

É bom deixar claro que existem quatro tipos de Polo Norte: o magnético, o geográfico, o geomagnético e o histórico. O primeiro deles é o lugar onde o campo geomagnético é perpendicular à superfície da Terra. Somente no último século ele migrou 71º de latitude para o norte. Quando a bússola aponta o Norte, é o Norte magnético.

O Polo Norte geográfico tem um ponto terrestre-fixo. O Polo Norte geomagnético é diferente, sendo calculado com base em modelos matemáticos e com base em uma linha imaginária que atravessa o centro do planeta. O quarto Polo Norte é o mais inacessível, estando no Oceano Ártico. Dessa forma, existem pessoas vivendo na região do Polo Norte, mas não no extremo.

Esquimós do Polo Norte

Pesquisadores imaginam que os esquimós siberianos são descendentes de tribos mongóis que se mudaram para a região por volta de 1.000 a.C. Os esquimós são povos indígenas que se alimentam da gordura de baleais, focas e ursos, utilizando ainda como combustível. São divididos entre inuítes, iúpiques e aleútes. A palavra esquimó vem de “esquimantsic”, que representa “comedor de carne crua”.

Povos Inuítes

A sociedade que vive no Ártico é bem variada, formada por populações que se fixaram no Estreito de Bering e na Groenlândia. São aproximadamente 120 mil pessoas vivendo nesta região. Conhecidos por inuítes, no passado eles viviam de maneira nômade, em pequenos grupos obtendo itens para a alimentação por meio da caça e da pesca.

Os inuítes vivem praticamente sem consumo de carboidratos. Na década de 1970 o médico norte-americano Robert Atkins percebeu que essa população tinha alta expectativa de vida, sem registros de doenças coronárias ou vasculares. A partir dessa análise, foi elaborada a Dieta de Atkins, que passou a ser popular no fim do século passado.

Povos Iúpiques

Iúpiques são grupos de esquimós que vivem no Alasca, território atualmente pertencente aos Estados Unidos. São encontrados também no extremo leste da Sibéria. Parte dessa população foi catequizada a partir de 1794 por missionários cristãos ortodoxos russos. Essa denominação já foi utilizada em documentos oficiais, mas hoje não é mais assim.

Povos Aleútes

Essa população vive nas Ilhas Aleutas, um arquipélago localizado entre o Alasca e Krai de Kamchatka, na Rússia. Esse termo foi utilizado pela primeira vez na metade do século XVIII por comerciantes de pele russos. A alimentação é baseada na caça de mamíferos marinhos, como focas e leões marinhos. Em relação a estrutura familiar, vivem no regime de poligamia, trocando até filhos.

Povos Lapões

Parte do Ártico é ocupada pelos lapões, que ficam ao norte da Escandinávia e da Finlândia. São aproximadamente 60 mil pessoas vivendo em locais distintos da Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia. No passado remoto eles vivam da caça, pesca e criação de animais. Eles falam uma variedade de dez idiomas, sendo um dos maiores grupos indígenas da Europa.

A primeira descrição objetiva sobre eles apareceu no livro Lapponia, publicado em 1673 e escrito por Johannes Schefferus. Vestígios antigos indicam que eles vivem nas regiões ao Norte do planeta há pelo menos 11 mil anos. Naquela época utilizavam tendas móveis para ficaram abrigados, geralmente feitas com pele de animais.

Povos Samoiedos

Na Sibéria vivem os Samoiedos, povos que falam as línguas samoiedas. Compõe um grupo devido ao idioma que falam, não relacionado com a cultura que praticam. O maior grupo é composto por 34 mil pessoas e vivem na região de Nenets. Esse povoado é dividido em Selkup, Kamansins, Mator e Koibal, onde os três últimos não existem mais como grupos étnicos.

Papai Noel vive no Polo Norte?

Segundo a lenda, o Papai Noel vive num local extremamente ao Norte, numa região que nunca para de nevar. Para os norte-americanos, ele vive em sua residência localizada no Polo Norte, enquanto para os britânicos, o verdadeiro endereço é nas montanhas da Lapônia, na Finlândia, na cidade de Rovaniemi.

Inclusive na Lapônia existe o “escritório do Papai Noel” e todas as cartas destinadas ao bom velhinho com o endereço Lapônia são mandadas para lá.