Plano de Negócios: o que é e como fazer?

Um plano de negócios é a descrição escrita do futuro e da estratégia do seu empreendimento. Nele, há tudo que você quer fazer e a forma como será feito. Ele pode ser feito através de diversas metodologias – desde um canvas, até uma parágrafo escrito em um guardanapo.

Um plano de negócios ajuda você e todos os envolvidos a entenderem um negócio e realizarem ele. Também podem ser utilizados para buscar por investidores, empréstimos ou aproximar pessoas de uma ideia.

Saiba o que é um plano de negócios, e como fazê-lo corretamente:

plano-de-negocios

O que um plano de negócios possui?

Um plano de negócios possui os objetivos, estratégias, problemas previstos e soluções possíveis para eles. Além disso, trata da estrutura organizacional de um negócio – títulos e responsabilidades, por exemplo – e os investimentos necessários para que ele funcione.

Qual deve ser o tamanho de um plano de negócios?

O tamanho depende da finalidade para a qual o plano está sendo feito. Ele pode ir desde uma única página, até mais de cem páginas, em grandes empreendimentos que queiram estar detalhados. Geralmente, trata-se de um documento de pouco mais de dez páginas, quando possui o objetivo de esclarecer um empreendimento.

Se você quer apenas explicar o conceito do seu negócio em uma apresentação, ele pode caber em um único slide. Se você prefere propor um negócio inovador e inédito, talvez seja necessário um documento muito mais longo.

Veja também:

Quem precisa de um plano de negócios?

Esta pergunta pode ser respondida mais facilmente se for feita ao contrário. É mais fácil dizer quem não precisa de um plano de negócios. Ele só não é útil para um indivíduo que não queira ter um negócio.

Todas as outras pessoas que planejam investir tempo e dinheiro em um novo empreendimento com a intenção de ser lucrativo certamente beneficiam-se de um plano de negócios, e devem recorrer a ele sem nenhum tipo de dúvida.

Embora a maioria dos materiais sobre o assunto seja focado em start ups e ideias que estão iniciando, a ferramenta não é uma exclusividade para elas. Grandes empresas que estejam introduzindo novos produtos ou processos também devem utilizar um plano de negócios.

O plano de negócios correto

Os diversos tipos de planos tendem a apresentar uma série de elementos em comum. Elas vão desde projeções de fluxo de dinheiro até os planos de marketing. Com isso, criam um linguagem própria, capaz de ser utilizada em várias outras ferramentas administrativas.

No entanto, apesar destas semelhanças, alguns modelos de plano são mais úteis para cada situação específica. Dependendo do modelo do seu negócio e da sua intenção com este plano, determinados moldes podem ser muito mais úteis.

Cada modelo de plano de negócios difere na aparência, no tamanho, no foco e na forma de criação. Escolher o plano correto influencia no próprio foco de sua empresa. Você precisa que ele demonstre o melhor de sua ideia – e é para isso que a escolha correta deve importar.

Por isso, é importante definir qual dos tipos de planos são melhores para a sua necessidade. Busque pesquisar sobre planos curtos (ou mini-planos), para iniciar. Há, também, planos de negócio, planos de apresentação e planos eletrônicos.

Estude sobre cada um deles e defina qual é mais relevante para você. Não tenha medo de procurar por auxílio profissional. Cada tipo de plano de negócios exige habilidades diferentes, e influencia nos resultados estratégicos.

Leave a Reply