Kingo Labs
Paralisia do sono
Início » Ciência » Paralisia do sono: entenda a situação

Paralisia do sono: entenda a situação

A paralisia do sono é um problema que pode atingir qualquer pessoa, principalmente as que não possuem uma rotina adequada na hora de ir dormir. Nessa situação, como o nome já diz, o corpo fica totalmente imóvel, gerando grande desconforto. Quer saber mais sobre a paralisia do sono? Veja a seguir.

O que é paralisia do sono?

A paralisia do sono consiste em uma situação na qual o indivíduo não consegue mover o seu corpo assim que acorda, ou assim que acabou de adormecer. Esse fenômeno pode acontecer com todas as pessoas que venham a dormir. Ela é estudada pela medicina do sono, que busca descobrir as suas causas e consequências.

Falta de comunicação gera paralisia do sono

Na maioria dos casos a paralisia do sono acontece devido a uma comunicação equivocada entre o corpo e o cérebro, fazendo com que todos os músculos atuem de forma relaxada. Quando esse problema acontece o cérebro demora parar mandar estímulos ao corpo, causando essa situação conhecida como paralisia do sono.

Alucinações durante a paralisia do sono

As pessoas que passam pela paralisia do sono podem vivenciar diferentes experiências durante esse período. Existem relatos de alucinações, como ver uma pessoa ao lado da cama ou ouvir algum tipo de barulho estranho. A falta de controle neste momento é a responsável por este tipo de reações.

Como sair da paralisia do sono?

Embora seja estudada, a paralisia do sono é um problema que a ciência ainda tem poucas informações. A forma mais rápida para deixar essa condição é ser tocado por outra pessoa ou a pessoa que está sendo afetada pensar de forma lógica, utilizando toda a sua energia para movimentar os músculos e mexer o corpo do lugar.

Posso ter paralisia do sono?

O que se sabe é que qualquer pessoa pode sofrer com paralisia do sono. O problema é mais frequente em pessoas na faixa etária entre 20 anos e 30 anos, ou também para adolescentes. Geralmente está ligada a hábitos noturnos pouco regulados e sem muita constância, além do estresse corriqueiro.

Dicas para evitar a paralisia do sono

Conforme já citado, umas das principais causas da paralisia do sono é a falta de uma rotina adequada para o sono. É indicado dormir entre 6h e 8h por noite, ir deitar sempre na mesma hora, criando um padrão para o corpo, também deve acordar sempre na mesma hora e evitar o consumo de bebidas energéticas antes de ir dormir, como o café são medidas para evitar o problema.

Qual a chance de ter paralisia do sono?

Se você pensou que a paralisia do sono fosse um problema comum, que pode acontecer todas as noites, saiba que não é bem assim. É possível que apareça uma ou duas vezes ao longo de toda a vida. Mas, quem sofre com o problema pode passar pela situação mais de uma vez ao longo de um mês. Seguir as medidas indicadas e buscar o tratamento certo será importante.

Sintomas da paralisia do sono

Assim como a maioria dos problemas que atingem o corpo humano, a paralisia do sono conta com alguns sintomas, que facilitam a sua verificação. O principal deles é não conseguir mover o corpo já estando acordado, a pessoa fica com falta de ar, angustia e medo. É normal pensar que está caindo ou flutuando, podem surgir alucinações auditivas e a sensação de afogamento.

Mesmo que existam alguns sintomas mais fortes, como a falta de ar ou sensação de estar flutuando sobre o próprio corpo, a paralisia do sono não leva ninguém a morte. Os músculos responsáveis pela respiração e pelos sinais vitais não são atingidos, assim a pessoa não corre riscos mais sérios, ainda assim é bom mudar de hábitos.

Percepções podem ser confundidas com sonhos

Algumas alucinações que surgem durante esse tipo de paralisia podem ser facilmente confundidas com sonhos. A consciência durante esse tipo de situação não é total e a pessoa fica meio perdida. Os sintomas desse tipo podem durar desde poucos segundos até minutos, sendo considerados de terror para quem é atingido.

Tratamento para a paralisia do sono

A paralisia do sono pode ser evitada por meio de modificações na sua rotina, aumentando a qualidade do sono. Também existem medicamentos para fazer esse tipo de tratamento, como o clonazepam. Outro remédio que já serviu para curar o problema foi a ritalina. Antes de iniciar a utilização de algum deles é importante procurar um médico.

Curiosidades sobre a paralisia do sono

Pelo mundo esse problema é comentado de diversas formas, em alguns lugares puxando para o humor. Na China a paralisia do sono é conhecida como “corpo pressionado por um fantasma” ou “cama pressionada por um fantasma”. No Vietnã é conhecida de uma forma parecida, como “ma de”, que na tradução fica “segurado por um fantasma”, alguns até mesmo pensam que neste momento o corpo é possuído. Na Hungria é comum associarem esse período de sono a entidades sobrenaturais.

Os norte-americanos pensam que a paralisia do sono é causada por extraterrestres, algo ligado aos movimentos conhecidos como Nova Era. Lá em Portugal, até o século passado, eles pensavam que era causada pelo Fradinho das Mãos Furadas, um personagem do folclore local, que supostamente se deitava em cima das pessoas enquanto dormiam, além de bagunçar a casa. Outros europeus relacionam a bruxas. Lembrando que os itens citados aqui fazem parte da cultura popular, sem nada cientificamente comprovado.

Possíveis causas da paralisia do sono

A paralisia do sono acontece quando o corpo está no período REM, prevenindo o aparecimento de movimentos corporais. Nesse momento o organismo apresenta baixos índices de melatonina e triptofano. A maioria das pessoas que sofrem com paralisia do sono são atingidas também pela narcolepsia, que é o excesso de sono durante o dia.

Pesquisas apontaram alguns fatores que colaboram com a ocorrência dessa situação. Entre os principais motivos encontrados pelos estudos estão o estresse elevado, mudanças súbitas no ambiente ou na vida, alto nível de cansaço, utilização de entorpecentes, consumo alto de bebidas alcoólicas e sono induzido por medicamentos.