Kingo Labs
Palmeiras tem mundial
Home » Aleatórios » Palmeiras tem mundial?

Palmeiras tem mundial?

O Palmeiras venceu a Copa Rio de 1951, considerada a primeira competição envolvendo equipes da América do Sul e da Europa. O título foi de grande orgulho para os palmeirenses na época, que comemoram o feito até hoje. O time disputou a Copa Intercontinental em 1999 e viria a jogar o Mundial de Clubes em 2001. Mas, será que o Palmeiras tem mundial?

Palmeiras tem mundial?

Dizer que o Palmeiras não tem mundial virou um meme na internet. O time foi campeão da Copa Rio em 1951, competição que reuniu equipes de dois continentes. Hoje em dia existem especialistas que consideram um Mundial e outros não. Até a Fifa já mudou de opinião algumas vezes.

Copa Rio de 1951

O Torneio Internacional de Clubes Campeões – Copa Rio, chamado na época de Campeonato Mundial de Futebol, foi uma competição internacional disputada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Oito equipes estiveram envolvidas: Vasco (campeão carioca de 1950), Sporting (campeão português), Áustria Viena (terceiro colocado no campeonato local), Nacional (campeão uruguaio), Palmeiras (campeão paulista), Juventus (terceiro colocado no italiano de 1950/51), Estrela Vermelha (campeão iugoslavo) e Nice (campeão francês).

O Áustria Viena substituiu o Rapid Viena, que havia tido problemas em viagens anteriores, já a Juventus entrou no lugar do Milan, que disputou a Copa Latina. O Vasco da Gama venceu os três jogos da primeira fase, contra Áustria Viena (segundo colocado), Nacional e Sporting, na outra chave, a Juventus fechou 100%, o Palmeiras foi vice, Nice e Estrela Vermelha completaram a tabela.

Nas semifinais a Juventus empatou em 3 a 3 com os austríacos e depois venceu por 3 a 1. No Rio de Janeiros os brasileiros jogaram, com vitória palmeirense por 2 a 1 e empate de 0 a 0. No primeiro jogo da final o Palmeiras ganhou da Juventus por 1 a 0, e no dia 22 de julho de 1951, após empate em 2 a 2, diante de mais de 100 mil torcedores, foi campeão da Copa Rio.

Imagens inéditas da conquista

No meio do século passado era difícil filmar uma partida de futebol. Em novembro de 2018 o pesquisador Vitorio Girardo encontrou imagens inéditas do título conquistado pelo Palmeiras, no site AchivioLuce.com, do italiano Instituto Luce. A partir disso, as imagens foram colocadas no YouTube, com um vídeo de 15 minutos sobre os melhores momentos da decisão e mais a entrega do troféu.

Competições semelhantes

Em 1952 foi realizada a Pequena Taça do Mundo, que teve a participação de Real Madrid, Botafogo, Milionários e La Salle, o título ficou com os espanhóis. A própria Copa Rio teve uma segunda edição disputada em 1952, no mesmo formato, com o título ficando nas mãos do Fluminense, ao bater o Corinthians na final. Outros times ainda tentam provar terem sido os primeiros campeões mundiais, como o Wolverhampton.

Copa Intercontinental de 1999

Campeão da Copa Libertadores 1999, o Palmeiras disputou a Copa Europeia/Sul-Americana, chamada também de Copa Toyota ou Copa Intercontinental contra o Manchester United. Chama atenção que este jogo foi disputado na manhã do dia 30 de novembro, uma terça-feira, enquanto nos outros anos sempre acontecia em domingos. O goleiro Marcos falho feio e Roy Keane garantiu a taça para os europeus.

Mundial de Clubes de 2000

Em 2000 a Fifa organizou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Clubes. Oito equipes participaram, sendo realizado no Brasil. As sedes foram Rio de Janeiro e São Paulo, dessa forma chamaram para participar o Vasco da Gama, como campeão da Libertadores de 1998 e o Corinthians, campeão brasileiro do ano seguinte. O torneio foi disputado entre os dias 5 e 14 de janeiro, logo não havia campeão da Libertadores de 2000.

O Palmeiras e o Jubilio Iwata, do Japão, campeões continentais de 1999, foram designados para a edição seguinte, que seria realizada em 2001. O assunto virou uma polêmica inacabada até os dias de hoje. Sem o Palmeiras, as duas equipes brasileiras superaram Manchester United e Real Madrid na primeira fase, fazendo a final, que terminou com título corintiano.

Mundial de Clubes de 2001

Após a edição inaugural de 2000, a Fifa planejava para o ano seguinte uma nova competição. Chegou a ser marcado no calendário do futebol para ser disputado entre os dias 28 de julho e 12 de agosto, na Espanha. Seriam 12 clubes, entre eles o Palmeiras. O time alviverde entraria na disputa por ter sido campeão da Libertadores de 1999 e vice em 2000.

Tinha até grupo já sorteado. O Palmeiras jogaria contra Al-Hilal (Arábia Saudita), Olímpia (Honduras) e Galatasaray (Turquia). Depois aconteceriam as semifinais, disputa de terceiro lugar e final. Porém, a ISL, parceira da Fifa, desistiu da competição. O adiamento foi anunciado no dia 18 de maio de 2001. Inicialmente foi reagendado para 2003 e depois cancelado.

Fifa diz que Palmeiras tem mundial?

No dia 9 de agosto de 2014, o então presidente da Fifa, Joseph Blatter, reconheceu o Palmeiras como campeão mundial. Na sequência, a autoridade máxima do futebol fez um novo pronunciamento, citando que na verdade este seria “o primeiro entre europeus e sul-americanos a nível mundial”. No dia 21 de novembro do mesmo ano, o Ministério do Esporte do Brasil recebeu um documento da entidade citando o torneio como Mundial.

Em 22 de julho de 2016 a Fifa lembrou o aniversário de 65 anos do título palestrino. Em 2017 incluíram nos comunicados a Copa Rio de 1952, frisando a importância de competições deste tipo, embora não organizados por ela. Em outubro daquele ano a Fifa reconheceu os vencedores da Copa Intercontinental como campeões mundiais, sem mencionar a Copa Rio de 1951. Portanto, a conquista alviverde é lembrada pela Fifa, mas não como um Mundial de Clubes puro.

Piada na internet

As piadas na internet dizendo que o Palmeiras não tem mundial passaram a se popularizar principalmente após 2012. Antes disse quem sofria era o Corinthians, por nunca ter vencido a Libertadores. Com a conquista do título, as zoações se voltaram aos palmeirenses, isso porque o São Paulo, o Santos e o Corinthians já venceram torneios considerados Mundiais.

Comente!