Kingo Labs
Padrinhos mágicos e a metáfora sobre depressão
Home » Teorias » Padrinhos mágicos e a metáfora sobre depressão

Padrinhos mágicos e a metáfora sobre depressão

Padrinhos Mágicos foi um dos desenhos mais populares da década passada, exibido diariamente em emissoras de televisão aberta do Brasil. Logo o desenho animado caiu na graça das crianças, mas pode ter algo escondido. Os fãs, talvez por terem crescido, começaram a perceber algo estranho em forma de metáfora.

Padrinhos Mágicos é um desenho ligado a depressão? Descubra.

Entenda a teoria

Você já assistiu Padrinhos Mágicos e não percebeu nada ligado a depressão? Calma que isso é normal e nunca foi confirmado pelos diretores. Acontece que os fãs criaram uma teoria bem elaborada, citando os pontos cruciais que tornam o desenho animado uma metáfora. A questão pode não ser percebida de primeira, mas depois fica mais fácil.

Padrinhos Mágicos

O desenho animado The Fairly OddParents no Brasil é chamado de Os Padrinhos Mágicos e foi produzido pela Nickelodeon, a partir de 1998. Apresenta as histórias de Timmy Turner, sempre auxiliado por seus padrinhos mágicos Cosmo e Wanda. O protagonista é um menino de 10 anos de idade que é maltratado por sua babá Vicky e quando tenta contar para os pais eles não acreditam.

Timmy passa a fazer diversas amizades ao longo dos episódios, já os vilões normalmente tentavam fazer com que o garoto perdesse seus padrinhos. Cada uma das edições contava com cerca de 11 minutos de duração. Devido ao desgaste e a baixa audiência, a série deixou de ser produzida em 2017.

O que é depressão?

A depressão é um transtorno mental que pode modificar a forma de pensar, de se comportar, agir e reagir aos sentimentos. Pessoas com depressão podem se tornar mais ansiosas e perder facilmente a paciência com as coisas. A depressão é uma condição perigosa, que rapidamente deve ser tratada para que não aumente. Parto, menopausa e sedentarismo podem levar a esta condição.

Entre 3% e 5% da população mundial acaba sendo atingida pela depressão em algum momento da vida. Pode comprometer as relações desenvolvidas no trabalho, na família e acabar com amizades. Muita gente com essa condição comete suicídio. E pode ter sido retratada em forma de metáfora no desenho Padrinhos Mágicos.

Timmy era depressivo?

Como era maltratado pela babá e não tinha muita atenção dos pais, o menino era depressivo, pelo menos é o que aponta uma teoria desenvolvida pelos fãs. Cosmo e Wanda serviam como famosos antidepressivos: Zoloft e Prozac. Logo no primeiro episódio é passada a informação de que os padrinhos aparecem apenas para quem tem problemas e desaparecem assim que resolvido.

Os fãs associam esse diálogo aos remédios antidepressivos, que devem ser utilizados apenas por um período, visando solucionar uma questão. Os poderes utilizados pela dupla, que muitas vezes acabam não trazendo o resultado esperado, servem para representar as ações dos antidepressivos, que nem sempre ajudam a vida humana.

Cosmo e Wanda

Cosmo e Wanda são os padrinhos mágicos de Timmy Turner, além de serem pais do bebê fada Poof. Cosmo Julius Cosma tem o cabelo verde e sempre está alegre, entusiasmo, tem ótimo senso de humor. Não é muito inteligente, tem ciúmes constantes, contando com a cabeça vazia, onde sua esposa guarda laços. Muitas vezes ele causa problemas para Timmy, aparecendo na hora errada.

Wanda Venus Fairywinkle-Cosma é sensível e responsável, se divertindo muito ao lado de Timmy. O menino é influenciado por Cosmo, que sempre dá ideias furadas. Muitas vezes é tratada como chata, por não realizar os desejos que considera inadequados. Wanda busca se divertir o máximo possível, sempre atenta para a segurança de Timmy.

Timmy Turner usava remédios?

A teoria pode ser interpretada pelo ponto de vista que Timmy Turner utilizava medicamentos para controlar a sua depressão. Fato é que ninguém consegue entender como seria possível um menino de 10 anos comprando medicamentos tão pesados. Dessa forma, os tais medicamentos, na verdade, eram os próprios padrinhos, que quanto mais usados, mais viciante ficava.

Timmy passou a ser dependente dos padrinhos mágicos e fazia de tudo para que eles não fossem embora. Nessa teoria, o professor Crocker aparece como uma abstinência aos medicamentos, já que ele perdeu as suas fadas que possuía quando era um menino, mostrando uma vontade exacerbada em consegui-las novamente.

A dupla chegou a apadrinhar Vicky, quando ela passou a ter 5 anos após desejo de Timmy e se sentir triste. Foram padrinhos ainda de Tina Turner e Billy Gates, que lembrava Bill.

Por que Timmy Turner teria depressão?

O menino Timmy tinha pelos menos uma mão cheia de itens que poderiam causar depressão. Frequentemente ele era ignorado por seus pais, situação que foi explicada no 23º episódio da terceira temporada, onde os pais queriam ter uma filha, explicando ainda o motivo dele ter somente roupas rosas.

Não bastasse o controverso desejo dos progenitores, eles praticamente ficavam ausentes o tempo inteiro, fazendo com que o garoto ficasse com a malvada babá Vicky. Timmy era meio estranho e sofria por não poder revelar a existência dos padrinhos, já que caso fizesse provavelmente pensariam que ele estaria usando drogas.

Cosmo e Wanda são antidepressivos?

De acordo com a teoria, sim. Eles representam antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina. No Brasil estes medicamentos só podem ser comprados com receita médica. Ao longo dos episódios os padrinhos mágicos são representados como combatentes da depressão, trazendo alegria e diversão para o menino. O menino passa a maior parte do tempo triste na escola, até chegar em casa e poder “ativar” seus amiguinhos.

O professor Crocker

O professor Crocker, amigo de Timmy Turner, era obcecado por fadas. Ele vivia em crises de abstinência e na terceira temporada foi revelado que durante a infância precisou utilizar medicamentos, citados como “padrinhos mágicos”. Crocker tentava a todo custo provar a existência destes seres, mas Timmy não podia lhe ajudar, com medo de perdê-los.

Preste atenção

Se você é um fã de Padrinhos Mágicos e nunca havia prestado atenção nessa questão, da próxima vez que assistir aos episódios, veja com mais calma e olhe para todos os detalhes. Tudo parece fazer muito sentido depois que assistimos já com este conhecimento.