Qual a origem da palavra trabalho? Contamos tudo aqui!

Você já se perguntou qual a origem da palavra trabalho? Já teve curiosidade de saber de onde veio a ideia de ter que trabalhar? Quer saber mais sobre trabalho e não tinha a quem perguntar? Vem saber com a gente tudo sobre este e outros temas. E veja o trabalho que dá fazer pesquisas e trabalhos escolares.

Você já se pegou pensando sobre a origem das palavras? Só para começar, as palavras servem para descrever com sons coisas que não estão perto de nós. Uma palavra serve para fazer referência a algo, a alguém, a uma ação. Se eu fosse um homem das cavernas e não soubesse falar, poderia apontar para uma pedra, e o outro homem das cavernas entenderia. Mas e se a pedra não está perto? Para isso servem as palavras. Mas qual a origem da palavra trabalho?

Acredite, tanto a origem quanto o significado farão você se contorcer de rir e de chorar, o que vier primeiro.

Para saber qual a origem da palavra trabalho, precisamos voltar nas origens da língua portuguesa.

Séculos atrás, na velha Europa, uma língua foi se criando a partir de misturar de povos. O latim é a língua que deu origem aos povos mais ao sul da Europa, os chamados povos latinos.

O nome “latinos” se refere a povos que tinham o latim como língua raiz de seus idiomas.

Espanhol, francês, italiano, português e tem até um pouco de latim na língua romena, aquela que se fala na Romênia, país conhecido por ser a terra do Conde Drácula.

Para saber qual a origem da palavra trabalho, devemos entender que a palavra se deriva de outra, parecida, mas de significado muito mais assustador e sinistro, assim como o já mencionado Conde Drácula.

Trabalho vem de “tripalium”, vocábulo que precisa ser novamente investigado para fazer sentido. Então vamos ver, quebrando a palavra “tripalium”, temos ‘tri’, que você já deve suspeitar que significa o número 3, e ‘palium’, que é a palavra em latim para madeira, ou pau.

Ou seja, trabalho vem do termo “três paus” em latim. Mas se você pensa que já descobriu qual a origem da palavra trabalho e achou bem ruim, calma que ainda vai ficar pior.

Na verdade, o tal “tripalium” era um instrumento de tortura formado por três estacas de madeira. E a tortura era uma das práticas favoritas do velho Conde Drácula. Juntando os dois, descobrimos que não importa qual a origem da palavra trabalho, provavelmente não é coisa boa!

O que se tinha em mente com essa associação tão assustadora, era que o ”trabalho”, na verdade era uma ocupação tão penosa e desagradável, que se assemelhava a uma eterna e diabólica tortura. E mais de mil anos depois de inventada, parece que o significado não mudou muito.

Aliás, pesquisando para saber qual a origem da palavra trabalho, a gente descobre que na antiguidade, só enfrentava o tripalium quem não tinha dinheiro para pagar os impostos aos reis, aos nobres, por isso as pessoas iam trabalhar duro, para ter dinheiro e não dever impostos. Ou seja, era tripalium duro ou trabalho como tortura. Ou o contrário disso. Ah, qual a diferença?

Talvez a maior diferença entre o trabalho e o tripalium, é que do tripalium, uma hora você escapava. Vivo ou morto. Já do trabalho, você só escaparia ao morrer. Cruel, né?

Entender a fundo qual a origem da palavra trabalho só faz a gente refletir mais e mais. Tanto o trabalho quanto o tripalium eram destinos desagradáveis, degradantes, desumanos, que tomavam tempo e vida das pessoas, mas eram destino certo apenas para os pobres, os sem posses, os miseráveis. Nobres, endinheirados, não enfrentavam o tripalium, e também não queriam nada com o trabalho.

Tanto o trabalho, como o tripalium acabaram por ser associados a pobreza e a castigo. Com o tempo, para aumentar a produtividade dos trabalhadores, ideias modernas como “O trabalho enobrece” e “O trabalho dignifica o homem” foram aparecendo e auxiliando os feitores e os patrões e obter mais retorno dos operários pelo soldo, ou salário. Aliás, outra palavra de origem no latim e na história, mas isso é tema para outro texto.

O importante para nós agora é entender bem qual a origem da palavra trabalho, para quem sabe um dia, poder se livrar deste castigo.

Aliás, o mesmo termo em latim que virou ‘trabalho’ para os portugueses, acabou se convertendo em ‘travailler’ para os franceses, que significa “sofrer” ou “sentir dor” e com o tempo, a palavra foi perdendo a força, como acontece com a maioria das palavras, para significar coisas mais leves, como ‘atividade dura, difícil’ ou ‘ação, atividade muito cansativa, exaustiva’.

Pensando assim, e sabendo qual a origem da palavra trabalho, a gente percebe que dizer coisas como “trabalho duro”, ou fazer reclamações como “este trabalho ainda me mata”, são frases de pura redundância. Afinal, o tripalium, com o tempo, vai te matar. E o trabalho é uma tortura da qual você só escapa morto!

Foi apenas durante os tempos do Renascentismo, lá pelo século 15 que a palavra trabalho começou a ter seu significado mais suavizado, porque mestres artistas, matemáticos, engenheiros, começaram a se referir às próprias atividades como seu ofício, sua arte, seu sacerdócio, significando renúncia aos prazeres e alegrias para se dedicar ao ‘trabalho’. E não é que mudaram a ideia de tortura para atividade nobre e recompensadora? Olha a mancada!

Se antes você não sabia qual a origem da palavra trabalho, agora que sabe, diga, você se sente melhor sabendo disso? Talvez não. E agora você também sabe o motivo de porquê muitos dizem que “a ignorância é uma bênção”.

Mas não se preocupe, se não fosse o trabalho, correríamos o risco de assistir Lagoa Azul todas as tardes na TV, comer sempre ovo frito e nunca ter dinheiro para uma roupa nova.

E claro que você sempre pode se dedicar a uma função e procurar algum trabalho de que goste e que te faça bem, além de dar um bom dinheiro.

Uma das maravilhas do mundo moderno é que há espaço para todos, mas assim como pesquisar qual a origem da palavra trabalho, toda realização demanda muito esforço. Arregace as mangas, tenha boa saúde e vá já para o trabalho!

Leave a Reply