Kingo Labs
Jogo do copo
Home » Sobrenatural » Jogo do copo: saiba como funciona

Jogo do copo: saiba como funciona

A busca pela comunicação com os mortos é algo que sempre esteve no cotidiano dos seres humanos desde os tempos mais remotos. Uma vez iniciaram esse tipo de contato por meio de batidas, depois aperfeiçoaram para mesas, até que surgiu o tabuleiro de Ouija, ainda encontrado para vender.

O jogo foi crescendo até chegar no sistema que utiliza um copo. Será que funciona? Como jogar? A seguir você pode conferir tudo sobre o jogo do copo.

Jogo do copo

Antes da aula começar, em uma festa ou numa rodinha de amigos, alguém pode sugerir uma brincadeira ousada: o jogo do copo. O sistema é simples, basta ter uma folha, caneta e um copo. Com esse jogo poderá descobrir respostas incríveis fornecidas por espíritos, mas é preciso ter muito cuidado para não arruinar a sua vida.

O que é jogo do copo?

O jogo do copo é uma versão simplificada do famoso tabuleiro de Ouija. O copo é colocado sobre um mesa e se movimenta nela, indo de uma letra a outra, formando palavras. O corpo indica ainda as palavras “sim” e “não”. Essa é uma suposta forma de se comunicar com os espíritos, o problema é que nem sempre eles são do bem e estão dispostos a brincar com você e seus amigos.

Quantas pessoas podem participar do jogo do copo?

Cada vez que o jogo do copo for realizado, é preciso que tenham entre quatro e seis pessoas. Além disso, a brincadeira exige folhas sulfite, velas (se for durante a noite) e um copo. Primeiro a folha sulfite deverá ser recortada em pedaços médios, onde serão escritas as letras de A até Z, e números de 0 até 9. Ainda as palavras “sim”, “não”, “talvez” e “sair”.

Divisão dos itens

Já com todas as palavras, letras e números escritos, é o momento de organizar sobre a mesa. O “sim” deve ficar de frente para o “não”, enquanto o “talvez” ficará de frente para o “sair”. As letras do alfabeto devem ser posicionadas em sentido horário, na forma de círculo com o copo ao meio. Se estiver jogando durante a noite, é indicado apagar as luzes e acender uma vela em cada ponta da mesa.

Reza antes do jogo do copo

Antes do jogo do copo começar, é indicado fazer uma oração, de preferência o Pai Nosso, sete vezes e mais sete Ave Maria. Isso é uma questão que vai ajudar durante as atividades que virão na sequência, principalmente para as pessoas religiosas, que teoricamente ficarão protegidas contra os espíritos do mal que podem aparecer neste momento. Além disso, rezar sempre é bom e traz benefícios para nossa vida.

Início do jogo do copo

Com tudo preparado, cada um dos jogadores deverá colocar o seu dedo indicador direito no copo, sem utilizar força. O idealizador da brincadeira deverá dizer em voz alta “Se tiver alguém aqui entre nós que se manifestasse agora!”. Devem aguardar alguns segundos e perguntar novamente: “Tem alguém aí?”. Se o copo seguir parado, tente novamente. Aguarde o copo ir até o sim.

Como jogar o jogo do copo?

Assim que o copo se mexer até o “sim”, você poderá fazer as perguntas que deseja, tomando os cuidados básicos. É bom não acreditar em tudo o que o copo disser, já que muitas coisas podem ser mentiras. Quando decidir encerrar a brincadeira é necessário pedir permissão e aguardar o copo ir até o “sair”. Não tire o dedo do copo sem autorização, pois, isso será considerada uma ofensa.

Não tire o dedo do copo

Logo que o dedo for colocado no copo você poderá retirá-lo antes do espirito responder. Assim que vier a primeira resposta, só poderá retirar quando ele autorizar. Quem retira o dedo de maneira involuntária ou mesmo por querer irá irritar o espirito e poderá ser perseguido por ele. É melhor não arriscar e fazer da maneira certa.

O que não pode ser perguntado?

Você não deverá perguntar para o copo questões sobre o futuro e nem perguntar para o espirito quem ele era quando estava vivo. Essas questões podem deixá-lo irritado. Além dos cuidados com as perguntas, assim que a brincadeira for encerrada, o melhor a fazer com o copo é quebrá-lo e jogar fora todos os cacos, de preferência em lixos diferentes. É indicado ainda que ninguém duvide do espirito, faça piadas ou ria dele.

Respostas do jogo do copo

Na maioria das vezes os espíritos não sabem sobre o assunto que são perguntados, então respondem o que desejarem. Podem ainda fingir serem o que quiserem. As respostas mais certas podem ser aquelas em que a respostas é “sim” ou “não”, já que o copo precisará se mover poucas vezes. Perguntas longas também tendem a respostas erradas.

Espíritos do mal

Quem brinca de jogo do copo corre o risco de encontrar espíritos malignos, que ficam vagando pela Terra em busca de vingança. Alguns nem mesmo sabem se morreram ou estão vivos. Acontece que os espíritos do bem não costumam responder esse tipo de comunicação. Espíritos que respondem normalmente querem algo em troca.

Copos explodindo

Uma situação até comum no jogo do copo é a brincadeira acabar com ele explodindo. Nesse momento os participantes sofrem cortes nas mãos devido aos estilhaços. Pode acontecer por uma manifestação do espiro ou devido a força empregada pelos dedos.

O que a ciência diz sobre o jogo do copo?

De acordo com os cientistas que estudaram esse tipo de fenômeno, ele está ligado ao Efeito Ideomotor, que são pequenas e involuntárias contrações musculares. Para conferir isso, basta vendar os olhos durante a brincadeira, nesse instante o copo vai se mover para diferentes sentidos, já que cada um dos participantes irá movê-lo para uma direção.

O Efeito Ideomotor acontece sem que percebamos, como reações após o seu time sofrer um gol em uma partida de futebol, por exemplo. Os médicos indicam que esse tipo de reação é uma imitação involuntária, para que acontecesse o que você gostaria. Especialistas em jogo do copo indicam que se existisse mesmo um espirito não seria necessária a colocação dos dedos.

Comente!