Ideias de como montar um negócio com pouco dinheiro

Montar um negócio com pouco dinheiro é uma situação difícil, pela qual muitos empreendedores acabam passando. É verdade que esta não é a situação mais fácil de todas, pois exige que a pessoa toma uma série de decisões difíceis, sem a chance de tentar novamente.

No entanto, a dificuldade da situação gera, muitas vezes, soluções inovadores que proporcionam muitos resultados. Você também está pensando em tornar-se seu próprio chefe, mas tem medo de montar um negócio com pouco dinheiro?

Leia estas dicas e oportunidades para superar o problema e mãos à obra!

ideias-negocio-pouco-dinheiro

Busque oferecer serviços

Muitas vezes, o maior problema para montar um negócio com pouco dinheiro, é a necessidade de adquirir o estoque. Outro grande problema é a necessidade de alguns negócios precisarem de um loja cara para funcionar.

Neste sentido, um negócio baseado na prestação de serviço é muito mais generoso. A prestação de serviço trata de um tipo de negócio baseado mais na mão de obra do que em uma estrutura. Isso faz com que os custos iniciais diminuam, facilitando para quem está descapitalizado.

Considere um sócio investidor

Se não existe outra solução, senão dispor de um bom capital que você não tem, um sócio investidor pode ser a solução. Alguém que invista o dinheiro necessário e seja capaz de agregar conhecimento é ideal para alavancar seu empreendimento.

Nestes casos, montar um negócio com pouco dinheiro significa dividir seu lucro futuro. O investidor terá parte do lucro da empresa. Por isso, escolha alguém que possa oferecer mais do que apenas dinheiro.

Busque métodos alternativos de negociação

Se você quer montar um negócio com pouco dinheiro, mas se recusa a procurar por um sócio, há alternativas. Alguns fornecedores trabalham com períodos mais longos de pagamento, ou modelos de comodato. Nestes casos, você pode pagar o fornecedor apenas depois que já houver entrada de dinheiro em caixa.

O problema, nestes casos, é que prazos e benefícios costumam ser melhores para quem já tem uma relação de confiança. Se você está iniciando seu negócio, alguns fornecedores podem impor dificuldades para você. Não é nada pessoal, é apenas uma questão de proteger o modelo de negócios.

Busque informar-se a respeito das políticas de fornecimento para novos compradores, antes de apostar que um fornecedor vá facilitar sua vida, sem ter certeza disso.

Seu negócio realmente precisa de um local?

Pense bem: quão essencial é um local para o seu negócio? Para montar um negócio com pouco dinheiro, abrir mão de um local fixo é uma economia gigantesca de capital. Vender produtos online, por exemplo, diminui o custo fixo de um aluguel de loja (ou da compra dela).

Em alguns casos, também significa poupar uma série de equipamento. Se você quiser abrir uma pizzaria por exemplo: imagine a diferença de custos entre um negócio com 25 mesas, e um negócio que trabalhe apenas com delivery.

Pode ser que seu foco seja abrir a pizzaria de maneira local, a longo prazo. Mas, no início, trabalhar exclusivamente com delivery pode poupar uma série de gastos. Com o lucro das entregas, você pode reunir o capital para abrir um restaurante típico.

Uma boa ideia vende fácil

Nenhum tipo de empreendimento é fácil de ser transformado em um sucesso. Mais difícil ainda, é montar um negócio com pouco dinheiro e fazer com que ele gere bons resultados.

No entanto, ter uma boa ideia facilita bastante. Busque resolver problemas reais, oferecendo um resultado final de qualidade para as pessoas. Uma boa ideia que segue uma estratégia apropriada potencializa suas chances das mais diversas formas. É mais fácil vender seu produto, conseguir investimentos e valorizar o próprio marketing.

Se você quer abrir um negócio próprio, reflita bastante sobre a qualidade deste empreendimento, e suas chances reais de prosperar. Não tenha pressa, ao montá-lo – uma boa ideia possui resultados muito mais rápidos.

Leave a Reply