Kingo Labs
Grimórios
Home » Sobrenatural » Grimórios: conheça os mistérios das escrituras

Grimórios: conheça os mistérios das escrituras

A magia sempre esteve presente na vida dos seres humanos, seja ela efetiva ou não. Muitos acreditam que os antigos egípcios tinham diversos rituais, assim como os povos celtas. Escrituras deste tipo são chamadas de grimórios.

São obras com informações sobre como preparar um ritual, fazer encantamentos e trabalhos. Quais os principais grimórios? É possível comprar grimórios? Confira essa e outras respostas a seguir.

O que são grimórios?

Grimórios são coleções medievais de feitiços, rituais e encantamentos escritos ao longo da história. São atribuídos a antigas culturas que dominaram suas regiões, como a egípcia e hebraica. Nestes conteúdos é possível encontrar listas de anjos e demônios. Ensinam ainda a montar talismãs, para que estes possam atrair bons fluídos.

Quais os principais rituais dos grimórios?

Os rituais são atividades ligadas ao misticismo e são populares por atraírem uma série de símbolos, gestos ou significados. Alguns deles acabam se repetindo de acordo com as obras, citando principalmente a invocação de espíritos para que estes ajudem o interessado na situação. Alguns rituais sugerem a utilização de animais.

Qual a origem do termo grimório?

Da metade para o fim da Idade Média, quem não sabia ler acredita que os livros não-eclesiásticos poderiam conter magia. A palavra grimório vem do francês antigo gramaire, da mesma origem da palavra gramática. Os livros escritos em latim eram guardados em escolas e universidades, sendo controlados pela Igreja Católica. A gramática é a representação de frases lógicas, enquanto os grimórios são a combinação de símbolos.

Grimórios proibidos pela igreja

A Igreja Católica proibiu que os seus fiéis tivessem contatos com alguns tipos de grimórios, já que estes apresentavam conteúdos que iam pela outra mão em relação aos seus dogmas. O Grande Grimório foi um destes, em suas páginas ele explica como invocar espíritos e fazer com que estes trabalhem para fazer os seus desejos se realizarem.

Outra obra proibida foi o Grimorium Imperium, que explica como atrair espíritos do mal e poderosos.

Livros de encantamentos são grimórios?

Os Papiros Mágicos Gregos, escritos neste idioma e em egípcio demótico foram encontrados nos desertos daquela região do continente africano, por volta de 1827. Conhecido por Tesouro de Tebas, é uma vasta coleção. Atualmente os pesquisadores do tema consideram estas obras como grimórios, já que tratam sobre feitiços e poções mágicas. Eles foram escritos entre os séculos II a.C. e V d.C.

Venda de grimórios falsos

Existe um grupo de pessoas, uma organização, ativa desde o século XIX até hoje que realiza a venda de grimórios falsos, ou traduções malfeitas. Ainda no século XXI grande parte dos grimórios é disponibilizado somente em francês ou latim e são difíceis de encontrar. Existem ainda cópias bem-feitas, semelhante às originais.

A Chave de Salomão

Esse talvez seja o grimório mais conhecido de todos. Sua escrita é atribuída ao Rei Salomão, que viveu entre 966 a.C. e 926 a.C., comandando o território onde hoje fica Israel. Mas, a provável verdadeira origem dessa obra é na Idade Média. Este grimório conta com 36 pantáculos, que são símbolos esotéricos, indicados para facilitar a ligação entre o plano físico e espiritual.

A Chave de Salomão foi escrita por meio de ensinamentos passados pela cabala e pelos talmúdicos, uma coleção de livros sagrados para os judeus. Existem ainda outras versões sobre a história deste grimório, que foi traduzido para muitos idiomas. Os manuscritos mais antigos que se tem notícia vêm dos séculos XVI e XVII, porém, existe um texto deste em grego datado dos anos de 1400.

Manuscrito de Voynich é um grimório?

Alguns pesquisadores e especialistas no tema acreditam que o Manuscrito de Voynich é um grimório, embora nunca tenha sido decifrado de maneira oficial. Essa peça deve ter mais de 600 anos de idade, combinando com a época em que muitos grimórios foram encontrados ou mesmo escritos. Ele tem um sistema de escrita desconhecido.

De acordo com o especialista em textos medievais Nicholas Gibbs, essa produção apresenta informações medicinais, que serviam para mulheres. São diversos desenhos ao longo das páginas, que facilmente podem ser confundidas com magia, seja ela negra ou não. O Manuscrito de Voynich hoje está na biblioteca da Universidade de Yale, em New Haven, nos Estados Unidos.

A Franga Preta

Esse grimório foi escrito no século XVIII, falando sobre talismãs mágicos e anéis. Supostamente foi produzido por um oficial do exército de Napoleão, embora o seu nome seja desconhecido. Napoleão Bonaparte é citado como gênio e os textos discorrem sobre a expedição que ele comandou pelo Egito. Cita ainda o tempo em que as tropas foram atacadas por Árabes.

O único sobrevivente teria sido o escritor do grimório, que logo foi salvo por um idoso turco que surgiu dentre as pirâmides, levando-o para um local secreto. O velho cuidou de seus ferimentos e lhe ensinou sobre magia e sobre os antigos manuscritos egípcios. A Franga Preta explica como a pessoa pode dominar poderes espetaculares. Ensina ainda como produzir uma galinha que coloque ovos de ouro, por isso o nome da obra.

Livro de São Cipriano

Esse é ideal para quem deseja aprender sobre ocultismo e simpatias. O verdadeiro livro apareceu séculos depois da morte de São Cipriano e segundo historiadores, não poderia ter sido escrito por ele. A primeira edição conhecida é de 1846, enquanto o santo havia morrido cerca de 1.500 anos antes. No Brasil é relacionado com o candomblé e a umbanda, mas essa questão não tem fundamentos.

Ao longos das páginas deste grimório é possível encontrar esconjurações e exorcismos, além de uma vasta lista com tesouros da Galiza. Tem orações populares como Cruz de São Bento e Sonho de Nossa Senhora. Já o livro Capa Preta é conhecido por ser o único com a Oração da Cabra Preta Milagrosa, que indica sobre como utilizar poderes ocultos.

Posso comprar um grimório?

Sim. Hoje em dia na internet é possível achar de tudo. Basta digitar no Google que irão aparecer ofertas do tipo. É importante pesquisar bem antes, já que muitos deles na verdade são bem diferentes dos originais. Existem ainda as opções em PDF.