Kingo Labs
Frankenstein
Home » Vida de nerd » Filmes e Séries » Frankenstein: conheça a história do personagem

Frankenstein: conheça a história do personagem

Frankenstein é um personagem clássico dos filmes de terror, que como vingança busca a perseguição ao seu criador. Esse monstro tem características físicas bizarras e já assustou muita gente. Pouca gente sabe, mas Frankenstein não é o seu verdadeiro nome.

Quer saber todos os detalhes sobre esta história? Veja a seguir.

Quem é Frankenstein?

Se você curte filmes de terror, os do Frankenstein estão entre os mais indicados. Essa história surgiu por meio de um livro de 1818, que apresentava a origem deste monstro. Com algumas adaptações foi levado para o cinema e conquistou plateias do mundo inteiro.

Frankenstein ou Prometeu Moderno foi escrito por Mary Shelley, sendo este um romance gótico de terror com história se passando na britânica cidade de Londres. Lançado originalmente em 1818, é tratado como a primeira obra de ficção cientifica do mundo. No livro, Victor Frankenstein é um estudante de ciências naturais que em seu laboratório criou um monstro.

Com a rápida popularidade do personagem, não demorou para surgir diversas adaptações para outras mídias, como histórias em quadrinhos, rádio, televisão e cinema. Uma das primeiras adaptações foi feita em 1931, depois nas décadas seguintes Frankenstein voltou a aterrorizar muita gente com os seus filmes.

De onde vem o nome Frankenstein?

No livro a autora não trata a criatura pelo nome de Frankenstein e sim chama de “monstro, “demônio” e outros termos deste tipo. Popularmente passou a ser chamado de Frankenstein devido ao filme lançado no começo da década de 1930. Este é ainda o nome de uma antiga cidade na região da Silésia, entre a Polônia e a República Tcheca, de onde teria vindo a família do estudante Frankenstein.

Quem é Prometeu Moderno?

Nas primeiras versões o livro carregava como subtítulo O Prometeu Moderno. Na mitologia grega Prometeu é o titã que roubou o fogo dos deuses e deu para os homens. Como punição Prometeu foi acorrentado a uma tocha, ainda sendo devorado vivo por abutres. Victor Frankenstein é chamado de Prometeu por ter criado vida, algo que é feito naturalmente, recebendo como punição a perseguição do monstro.

Quem é a autora de Frankenstein?

Mary Wollstonecraft Shelley, conhecida apenas por Mary Shelley foi a autora da obra Frankenstein. Ela nasceu em Londres, em agosto de 1797, portanto, tinha apenas 21 anos quando lançou o maior sucesso de sua carreira, que lhe deu fama até o século XXI. Foi casada com o poeta romântico e filósofo Percy Bysshe Shelley, ajudando na divulgação de seu trabalho.

Mary e o seu futuro marido Percy foram passar o verão nas margens do Lago Léman, na Suíça, onde encontraram o amigo e escritor Lord Byron, junto deles estava o também escritor John Polidori. Precisaram ficar por alguns dias em um ambiente fechado, devido as condições do clima, então liam histórias uns para os outros, principalmente de terror.

Byron sugeriu que cada um deles escrevesse uma história sobre fantasmas. Foi então que Mary Shelley pensou em um cientista dando vida a uma criatura, a partir disso que desenvolveu as bases para a obra de Frankenstein. Foi neste mesmo momento que Polidori escreveu O Vampiro, outra obra de grande valor literário e comercial.

Qual a verdadeira cor?

No cinema Frankenstein foi popularizado com a cor verde, porém, nos livros o personagem era mostrado em tons de amarelo. “Sua pele amarela mal cobria o relevo dos músculos e das artérias que jaziam por baixo”, cita um dos trechos da obra. Os cabelos do monstro eram coloridos e os dentes semelhantes a pérolas. Os olhos eram cinzas e os lábios pretos.

Victor Frankenstein

Victor Frankenstein é um homem alucinado por estudos envolvendo a química, que decide criar a sua própria forma de vida. Ele acaba desenvolvendo Frankenstein, que é tratado como seu filho, por isso passa a ser chamado desta maneira. Nasceu em Nápoles (Itália) e cresceu em Genebra (Suíça). Desde pequeno apresentava interesse por obras da alquimia.

Utilizou uma substância química para dar vida a uma criatura humanoide. O criador ficou assustado com a feiura de sua obra, abandonando-o e fugindo. Na obra original, um dos desejos do monstro era ter uma companheira, a quem poderia contar nas horas mais difíceis, Victor até concordou, mas logo mudou de ideia com medo de criar uma sociedade de monstros.

Monstro de Frankenstein

Adam, Monstro, Criatura de Frankenstein ou apenas Frankenstein são nomes pelo qual a criatura pode ser chamado. É tratado ainda por outros termos chulos como “demônio”, “espectro”, “desgraçado”, “diabo”, “coisa”, “ser” e “ogro”. Uma das suas principais características é o anonimato, ressaltada em todas as peças de teatro exibidas em Londres e Paris principalmente.

Frankenstein e transfusão de sangue

A primeira transfusão de sangue que se tem notícia foi realizada em 1918, curiosamente no mesmo ano de lançamento do livro sobre o Frankenstein. A autora Mary cita ao longo da obra discussões importantes para a época. Eram técnicas bastante arriscadas, mas que poderiam servir para salvar diversas vidas.

Frankenstein existiu?

Não. Pelo menos até hoje não existem relatos de terem encontrado uma pessoa com as características desse monstro. A autora se baseou em outros fatores e habilidades de sua mente para desenvolver essa história que conquista pessoas do mundo todo há mais de 200 anos.

Frankenstein (1931)

O primeiro filme sobre o personagem e a sua história foi lançado em 1931, pela Universal Studios. O papel chegou a ser oferecido a Bela Lugosi, que naquela época dava vida a Drácula nos cinemas. O filme não seguia a história original apresentada no livro, mas sim uma peça de 1920, sendo que uma das diferenças é o modo de se comportar, já que o Frankenstein do filme consegue ler e falar.

No livro a aparência da criatura é mais grotesca, com aparência pouco humana, enquanto no filme ele é ressaltado com características físicas de uma pessoa. Em 1935 lançaram o filme A Noiva de Frankenstein e em 1939 O Filho de Frankenstein, todos eles com Boris Karloff dando vida ao protagonista da trama e o último inclusive contando com Bela Lugosi no elenco.