Kingo Labs
Home » Educação » Faculdade à distância: Prós e contras

Faculdade à distância: Prós e contras

A escolha pela realização de uma faculdade à distância já corresponde a mais de 15% das matrículas no Ensino Superior brasileiro, e a tendência é que a modalidade torne-se cada vez mais consolidada, à medida que novas tecnologias favorecem métodos alternativos ao modelo totalmente presencial.

faculdade-à-distância

Entenda melhor os pontos positivos e negativos de um Ensino à Distância para a graduação:

Vantagens:

Valor

Comparado a cursos de graduação totalmente presenciais, as graduações à distância geralmente possuem custos bem menores para o estudante, ficando – muitas vezes – abaixo da metade da mensalidade de uma instituição particular.

Isso ocorre porque uma faculdade à distância, embora também precise manter uma estrutura física de biblioteca, secretaria e local de prova, possui uma escalabilidade muito maior: menos gastos com professores, estruturas físicas menores e custos de manutenção extremamente reduzidos em relação a uma faculdade tradicional.

Praticidade e facilidade

Para quem possui agendas muito corridas ou dificuldade de locomoção pela cidade, existem opções de graduação à distância que exigem a presença física do aluno em um polo local apenas para a realização das provas das disciplinas nas quais ele está matriculado.

O resultado disso é um grande benefício para aqueles com dificuldade de comparecerem em aulas tradicionais, já que permitem que os graduandos incorporem as aulas à sua rotina, ao contrário da modalidade clássica, que exige que o aluno adapte sua rotina ao cronograma de aulas.

Aceitação Crescente

À medida que mais instituições de renome participam do mercado de Ensino à Distância, e que profissionais de qualidade são formados nestas instituições através da modalidade, fazer uma faculdade à distância torna-se cada vez mais compreendido como um processo de graduação sem nenhum tipo de ônus.

Embora ainda haja alguma resistência em alguns poucos setores do mercado, o futuro é otimista, e novos estudantes podem apostar em sua aceitação sem maiores preocupações.

Desvantagens

Rede de contatos reduzida

Muitas pessoas consideram que, além do conteúdo aprendido durante a graduação, uma das partes mais importantes de frequentar a faculdade está na formação de contatos profissionais necessários para o estabelecimento de uma carreira.

Em uma faculdade à distância, a obtenção destes contatos fica um pouco mais difícil, em função da distância entre colegas e professores. É recomendado que o aluno desta modalidade faça esforço extra para participar de eventos, treinamentos e encontros, com o objetivo de conhecer pessoas e trocar contatos.

Aceitação ainda não é perfeita

Embora o cenário seja de uma aceitação cada vez mais plena, a falta de informação sobre graduações à distância ainda geram resistência em algumas áreas. Geralmente, esta resistência é decorrente da falta de contato com a modalidade, e a tendência é que ela seja cada vez menor. Mesmo assim, é um fator a ser considerado, dependendo da sua área e do funcionamento do mercado em sua região.

Resolução de dúvidas

Por mais que as instituições de ensino à distância estabeleçam formas de driblar esse problema, a resolução de dúvidas e contato com os professores é sempre menos eficaz do que as possibilidades de uma graduação tradicional.

As boas instituições desta modalidade possuem diversas ferramentas para tentar evitar o problema, então é recomendado que o aluno confira qual o método da faculdade que pretende cursar, e converse com alunos da instituições para informar-se sobre o que pensam do assunto.