Kingo Labs
Documentários sobre atletas
Home » Vida de nerd » Filmes e Séries » Documentários sobre atletas

Documentários sobre atletas

Documentários sobre atletas são importantes para pessoas que apreciam o esporte. Acontece que alguns deles mostram personalidades que dominavam modalidades no passado, sendo assim uma das melhores formas de conhecer os seus feitos. Aqui vamos apresentar as melhores produções desse tipo, entre instituições e atletas, brasileiros e estrangeiros.

Becoming Zlatan

Zlatan Ibrahimovic foi um dos principais atacantes do futebol mundial ao longo da última década. Esse documentário mostra o início de sua carreira, com diversas imagens raras da trajetória do sueco. Becoming Zlatan apresenta depoimentos exclusivos sobre o seu início no Malmo, lá em 1999. Pode ser assistido pela Netflix com legenda em português.

O Dia do Galo

O Dia do Galo mostra o momento em que o Atlético Mineiro conquistou o maior título de sua história, a Libertadores da América de 2013. A torcida vinha sofrendo há diversos anos, já que um título de expressão não era conquistado há 42 anos. Mostra a conquista sob o olhar de cinco torcedores envolvidos com paixão, amor e futebol.

Senna: O Brasileiro. O Herói. O Campeão

Esse documentário traz a história do herói das pistas, aquele que fazia muita gente acordar cedo nas manhãs de domingo. A trajetória de Ayrton Senna é contada desde o seu começo no automobilismo, passando pelos três títulos mundiais conquistados na Fórmula 1, destacando a rivalidade ferrenha com o francês Alain Prost e o fatídico acidente na curva tamburello, no GP de San Marino em 1994.

O documentário sobre Senna chama atenção para uma corrida realizada na primeira temporada do piloto na categoria mais veloz do automobilismo. Era o GP de Mônaco de 1984, pilotando um carro modesto, largou na 13ª posição e dando show conseguiu chegar no pódio, não vencendo por pouco. Depois veio a ser conhecido como o rei daquela pista. Está disponível na Netflix.

Champs

Mike Tyson, Evander Holyfield e Bernard Hopkins tem suas histórias e rivalidades contadas no documentário Champs. É ótimo para quem é apaixonado pela nobre arte, onde é possível aprender sore a carreira desses boxeadores que marcaram o fim dos anos 80 e começo da década de 1990. Na Netflix você pode curtir em inglês com legenda em português.

Fastest: A história de Valentino

Com narração do ator Ewan McGregor, Fastest: A história de Valentino mostra como são as emoções de uma corrida na Moto GP. O foco é no piloto Valentino Rossi, sendo considerado o maior da história da categoria, devido aos seus vários títulos mundiais. O destaque fica por conta do desafio que o italiano encarou ao receber a nova safra de talentos recém-chegada a categoria.

Encarando Ali

Esse documentário mostra a visão dos lutadores que enfrentaram a lenda do boxe Muhammad Ali. Traz depoimentos e relatos de nove pugilistas que dividiram o ringue com um daqueles que é considerado o maior boxeador da história. São depoimentos de George Foreman, Joe Frazier e Larry Holmes, entre outros nomes importantes.

Maradona por Kusturica

O documentarista Emir Kusturica, considerado um dos melhores do mundo neste assunto, decidiu contar a história de Diego Maradona. Fã do argentino, ele reuniu imagens da carreira do craque dentro de campo e fora dele. A obra é interessante para quem se interessa pela história de jogadores do passado.

Iverson

Tem documentário sobre basquete também. Essa produção mostra a história de Allen Iverson, um dos jogadores mais habilidosos da história da NBA. Ele ganhou fama e dinheiro vestindo a camisa do Philadelphia 76ers. Enquanto isso, chamava atenção devido ao seu comportamento polêmico longe das quadras. Iverson teve problemas com a imprensa e até com a organização da NBA.

The Battered Bastards os Baseball

Esse documentário apresenta a história do Portland Mavericks, uma equipe de baseball, criada em Hollywood por Bing Russel, no início da década de 1970. O time jogava de maneira independente, mesmo assim conseguiu cativar um importante público devido ao carisma dos seus jogadores.

The Search For Freedom

Apaixonados por esportes radicais devem assistir The Search For Freedom. Esse documentário foi produzido sob o olhar dos principais nomes da história do surf, snowboard, ski e skate, entre outras modalidades. Em geral eles relatam que escolheram esses esportes devido a liberdade e a paixão pela aventura desenvolvida desde cedo.

I Am Bolt

Esse documentário apresenta a vida do maior velocista da história. O filme mostra os momentos de preparação do jamaicano Usain Bolt para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Aquele foi o último evento de sua carreira, onde não decepcionou e levou para casa três medalhas de ouro, deixando ainda mais brilhante a sua coleção.

Antonie Griezmann – Nasce uma lenda

Produzido pela Netflix, o documentário mostra a história do atacante francês Antonie Griezmann, que conseguiu superar a sua baixa estatura para se tornar uma dos melhores jogadores do mundo. A produção frisa na conquista da Copa do Mundo, onde Griezmann foi eleito o melhor atleta da final. A duração é de 60 minutos.

Maria Sharapova: O Ponto

A trajetória da tenista Maria Sharapova é contada nesta produção. Foram utilizadas imagens de arquivo e vídeos pessoais da atleta. Mostra todos os momentos desde a sua suspensão até o retorno as quadras. Existem legendas em português, sendo disponibilizado pela Netflix, com áudio original em inglês.

Lucha – Driblando o Impossível

A jogadora de hóquei sobre a grama Luciana Aymar, argentina, conta sobre as dificuldades enfrentadas na jornada para ser a melhor do mundo na modalidade. É um documentário que mostra inspiração buscando objetivos na carreira.

Karl Meltzer: De Volta ao Recorde

O ultramaratonista Karl Meltzer foi acompanhado de perto na sua última tentativa de quebrar o recorde em um percurso com mais de 3.500 km através da Trilha dos Apalaches, nos Estados Unidos. As cenas trazem adrenalina estando disponível na Netflix com a legenda em português e áudio original em inglês.

Life of Ryan: Caretaker Manager

Esse documentário mostra os primeiros passos do ex-jogador Ryan Giggs como treinador. Ele assumiu o clube onde se tornou uma lenda, o Manchester United, durante uma temporada complicada para o clube inglês. Foram poucos jogos em 2014, mas uma bela história.