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10 Dicas de segurança ao comprar pela internet

Comprar pela internet dispensa filas, deslocamento até a loja, corre-corre e a necessidade de carregar sacolas, entre outras vantagens. Só não exclui certos cuidados, para o negócio virtual não virar um problemão bem real. Confira dicas de segurança ao adquirir produtos pela web:

  1. Verifique se o site possui um endereço comercial físico e anote telefones de contato, além do número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Em caso de dúvida sobre a idoneidade da empresa, ligue e peça os dados cadastrais do e-commerce, que também deve ter um CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

Com essas informações, você fica mais protegido caso precise reclamar de algo após a compra.

  1. E por falar em compra, se ela for feita no cartão de crédito, é essencial que a página da loja possua dados blindados. Como verificar isso? Procure um cadeado, um símbolo que geralmente fica no canto direito superior da janela do navegador.

A presença do cadeado indica que aquele ambiente é seguro, e os dados do cartão não serão abertos, ou seja, dificulta o roubo de dados pelos famosos “hackers”.

  1. O site também deve começar com https://. Se este e os requisitos acima não forem cumpridos, a dica do próprio Procon é esquecer a compra on-line – pelo menos na página em questão.
  1. Outra dica de segurança ao comprar pela internet é não fazer isso em computadores de terceiros ou com acesso público (bibliotecas, lan houses, cafés etc.). Nunca se sabe se eles já foram invadidos por ladrões virtuais ou se oferecem proteção atualizada e eficaz.
  1. Cheque junto ao Procon se existem reclamações contra o website no qual pretende comprar.
  1. A Junta Comercial do Estado é outro importante órgão na prevenção de surpresas desagradáveis ao fazer compras na internet. Nele, você confere se há denúncias relativas à empresa.
  1. Nunca faça depósitos bancários em nome de pessoas físicas. Isso pode ser um indício de fraude.
  1. Compare preços. A regra válida para as lojas físicas não pode ser descartada no ambiente virtual. Os preços podem variar bastante de um comércio eletrônico para outro.

Serviços de comparação de preços, como Shopping UOL e Buscapé podem ajudar, inclusive com a opinião de outros compradores sobre determinado produto, entrega, atendimento pós-venda, política de devolução etc.

  1. Desconfie de preços muito abaixo da média. Afinal, qual loja existe para ter prejuízo? Ofertas generosas demais, mesmo anunciadas como promoção, são motivos de sobra para ficar com o pé atrás.

O barato pode sair caro, como já diz o ditado…Valores distantes dos praticados no mercado podem ser verdadeiras iscas para um produto falsificado ou de procedência ilegal. Ou seja, que não oferece garantia ou suporte do fabricante.

Existe também o risco de cair em um golpe, e nunca receber a mercadoria pela qual pagou.

  1. Tome cuidado com prazos de entrega longos, confusos ou com a falta de informação sobre a data de recebimento da sua compra.

Por exemplo: se um aparelho eletrônico X tem prazo de 20 dias para chegar até você enquanto os demais são entregues em 2 ou 3 dias úteis, desconfie!

Há uma boa chance de a empresa não contar com o item no estoque dela e, provavelmente, ainda tentará obter o produto em algum fornecedor.

Agora, se o preço compensa, você conhece bem os serviços da loja, a considera confiável e pode esperar um pouco mais, vá em frente.

Bem, e para finalizar, caso você resolva realmente ir até o fim na compra, é obrigação da loja enviar por e-mail um comprovante dela, no qual normalmente consta o número do pedido, a relação do que foi adquirido e o prazo de entrega da mercadoria.

Imprima o documento e guarde-o até receber o produto. Ele é sua arma em caso de atrasos ou até mesmo reclamação de não recebimento.

Guarde essas dicas de segurança ao comprar pela internet e conte sempre com este espaço para ficar atualizado sobre as novidades.

Boas compras, e até breve!