Kingo Labs
Deuses Sumérios
Início » Sobrenatural » Deuses Sumérios: conheça os principais

Deuses Sumérios: conheça os principais

Você conhece a história dos Sumérios? Eles acreditavam que as pessoas nomeadas por deuses eram responsáveis por forças ou presenças no mundo real.

Naquela época, existiam vários deuses e entre eles se destacavam alguns como: Na e Ki, Enki, Enlil, Ninmah, Namar, Inana, Utu, Marduk, Damuzid, Ninnurta e Ningizida.

São nomes difíceis, porém eles foram pessoas extremamente importantes naquela época e hoje nós vamos contar um pouco para vocês sobre cada um deles.

O que são os Sumérios?

Eles foram um das civilizações mais conhecidas e importantes da época. Eles viveram no sul da Mesopotâmia, atual local da Síria e Iraque, no período entre 6.500 a.C e 1.940 a.C. Ainda assim, é importante ressaltar que os Sumérios desenvolveram uma das primeira maneira de escrita do mundo, a cuneiforme, além de contribuírem grandemente para o desenvolvimento da astronomia mundial. Mas não para por aí.

Veja também – Maldições famosas: conheça histórias

Os mitos e fábulas desta população, cheias de lições de moral e analogias com a sociedade e a vida, são aplicadas até hoje.

Como tudo começou

De acordo com diferentes civilizações, os sumérios tinham em mente que o início do planeta se deu pela separação do deus do céu, An, e de sua outra parte, Ki.

Essa divisão foi realizada pelo filho do casal Enlil, que no futuro tiraria do trono o pai e se tornaria rei.

A partir da história, foi ele quem engravidou a deusa do ar, denominada como Ninlil, momento em que a divindade não seguiu as ordens e resolveu banhar-se nua no rio.

Com represálias por conta da situação, os outros deuses eliminaram o casal de sua terra, os destinando ao submundo. No local, Enlil criou um plano para retirar sua filha dos dois: Nanna.

Sendo assim, ele teve que se passar por outros três homens e engravidar Ninlil de mais três crianças. Deste modo, Nanna escapou, porém o resto da família continuou alocado no submundo — vai entender a excentricidade divina.

Demais deuses Sumérios

Enki, conhecido como o deus da água, se apaixonou e conquistou a divindade feminina Nintu, com quem concebeu a primeira filha, Ninsar, deusa da vegetação.

Enki, de todo modo, não parou por aí, pois engravidou a própria filha, que deu à luz a Ninkurra, a deusa da montanha. Esta última engravidou do próprio avô, que também engravidou a caçula bisneta, que a convenceu de ser sua amante.

Os semideuses

O Gilgamesh era rei de Uruk, sendo rico, belo, poderoso e forte. Por essas razões, ele era ganancioso, arrogante e apresentava um apetite sexual fora do comum.

Numa tentativa obstruir a ira do semideus, as divindades enviaram Enkidu para acabar com seu reinado egocentrista, mas os dois acabaram se tornando melhores amigos. Que contraditório, não é?

Ao acompanhar o companheiro doente, Gilgamesh começou a refletir sobre a própria morte e achou Utnapishtim, imortalizado por deuses, que destacou sua história.

Uma espécie de Noé dos sumérios, Utnapishtim resistiu a uma enchente mandada pelos céus, visto que os deuses estavam furiosos com a toda a população.

Depois dessa conversa, o semideus se contentou com a ideia de que seria morto, no entanto, sua espécie seria imortal.

Entenda mais sobre cada deus

Abaixo, sege um breve resumo sobre cada Deus e sua importância para a mitologia Suméria. Confira:

An e Ki/Antu

Deuses não nascidos na Terra, considerados deuses anunas e não anunna-kis. An seria o rei do planeta Nibiru, uma vez que em Nibiru as condições de vida se tornaram deploráveis, por causa da passagem do planeta ao redor do sol durante os éons ou shars, comprometendo a camada de proteção do planeta.

Enki

Considerado um Deus bondoso, além de engenheiro habilidoso. Por meio de sua inteligência e capacidade de construção os anunas se estabeleceram neste planeta estranho em decorrência dos anos. Ele preparou o território para a chegada de mais heróis anunas.

Enlil

O Deus Enlil é meio irmão de Enki e Ninmah, e chegou a Terra logo quando Enki e Alalu já tinham se instalado e verificado boa parte do território terrestre. Ele trouxe ao planeta os grãos e todo tipo de árvores que dão frutos capazes de resultar em mais árvores e frutos.

Utu

O Deus Utu foi gêmeo da Deusa Inana e filho do rei dos sumérios, Nannar. Quando seu avô Enlil decidiu declarar o local onde hoje fica Israel, como sendo destinada a um de seus progenitores, desobedeceu a lei da semente e nomeou Utu como seu novo governante. Seu primogênito Ninnurta se sentiu apunhalado, porém seu pai Enlil amava seus netos gêmeos para optar por outra designação que não fosse esta.

Ninmah

Filha do Deus An, Ninmah se voluntariu para vir para a Terra, e se especializou em cuidar das necessidades do planeta. Aparentemente, ela criou todas as espécies frutíferas e com sementes que nasceram na Terra.

Nannar

O Deus Nannar é criação do casamento entre o Deus Enlil e a Deusa Ninlil, pai dos gêmeos Utu e Inana, rei dos sumérios. Seu templo teria sido encontrado por estudiosos da Europa, em meados de 1800, nas fundações da antiga cidade de Ur.

Ningizida

O Deus Ningizida é filho do Deus Enki, considerado muito habilidoso em sentidos médicos, geneticista, engenheiro e arquiteto, além de ter sido idealizador e construtor das pirâmides do Egito. Em egípcio, ele se tornou Imhotep, tido como um Deus vivo, pelos pesquisadores representantes oficiais das academias.

Toth também está entre os seus arquétipos em sincronia, assim como, Hermes Trimegisto, filho de Ptah/Enki. Ningizida ganhou destaque após a morte dolorosa de seu irmão Damuzid pois assumiu a cidade do Egito em lugar dele e foi um grande governante. Em um canto desenvolvido pelos sumérios sobre a sua descida aos infernos, declara um amor apaixonado por seu irmão, e num trecho deste mesmo canto, confessa e lamenta a inveja de Marduk, o causador de todo o mal.

Inana

A Deusa Inana é filha do Deus Nannar e neta do Deus Enlil. Desde pequena demonstrou temperamento agudo e habilidade para a guerra e caça. Ela é atrelada às deusas Sekhmet, Atena, Afrodite, Freya, Morrigan e outras.

Marduk

O Deus Marduk é o primeiro filho do Deus Enki com sua esposa Ninki. Ao chegar à Terra com seu pai, tratou de auxiliá-lo a estabelecer as bases para a sobrevivência dos reis e heróis que chegaram com ele, e daqueles que ainda viriam.

Damuzid

O Deus Damuzid foi filho do Deus Enki, no qual era um pastor carismático que conquistou o coração de Inana e lhe garantiu felicidade. Sempre que possível lhe reservava manteiga e queijos para que não se esquecesse dele, como prova de amor. Entretanto, Inana estava apaixonada pelo agricultor e em diversos cantos o compara entre os grãos e a manteiga e o linho trazidos por Damuzid.

Ninnurta

O Deus Ninnurta foi gerado a partir de um relacionamento entre a Deusa Ninmah e seu meio irmão Enlil, em que desejava ter se casado. Guerreiro fiel de seu pai perdeu o poder para seu sobrinho Utu, irmão gêmeo de Inana. Ele era famoso como o senhor supremo do vento.