Kingo Labs
Curiosidades sobre baratas
Home » Aleatórios » Curiosidades sobre baratas

Curiosidades sobre baratas

As baratas são animais cheios de curiosidades, que vão desde a quantidade de ovos colocados ao longo da vida às doenças transmitidas. Pesquisadores encontraram nos últimos anos um fóssil com mais de 300 milhões de anos, e no Brasil.

Para que servem as antenas? Elas têm a capacidade de se regenerar? Saiba tudo sobre as baratas.

Curiosidades sobre baratas

Consideradas animais nojentos, as baratas podem trazer diversos problemas de saúde. Elas conseguem se reproduzir em larga escala, já que apenas um exemplar pode deixar mais de 800 descendentes ao longo da vida. As baratas são animais pequenos que você pode encontrar em diversos ambientes. Elas são bem mais velhas do que podemos imaginar.

Da época dos dinossauros

As baratas são tão velhas quanto os dinossauros, que viviam na Terra há mais de 200 milhões de anos. Em 2016 pesquisadores encontraram em Santa Catarina um fóssil que teria vivido há cerca de 320 milhões de anos, comprovando a tese. Isso serviu para identificarem que mesmo ao longo de todo este tempo elas pouco tiveram alterações em suas características.

A pesquisa foi feita por técnicos da Universidade do Contestado, na cidade de Mafra. Os primeiros fósseis nessa região foram encontrados no fim da década de 1990. Com o auxílio de pesquisadores russos, conseguiram identificar a formação das asas, do corpo e das patas, concluindo que o animal media sete centímetros.

Mais de 800 baratas geradas

As fêmeas lançam feromônios sexuais, atraindo os machos para o acasalamento. O casal inicia o encontro por meio da antenação, o macho levanta suas asas, mostrando a glândula localizada na superfície dorsal do abdome, liberando uma substância para alimentar a fêmea. É neste momento que eles tentam introduzir a genitália, para copular.

As baratas podem gerar novas baratinhas por meio de três tipos de oviposição: Oviparidade, Ovovipariedade e Viviparidade. A quantidade de ovos postos durante a vida varia conforme a espécie do animal, a francesinha, por exemplo, coloca entre 30 e 50 ovos por vez. Tem barata que pode produzir até 800 filhotes.

Dezenas de doenças

Cólera, peste, febre tifoide, herpes, poliomielite e conjuntivite são apenas algumas das mais de 30 doenças que podem ser transmitidas pelas baratas. Não à toa que estes animais são considerados nojentos por boa parte da população. Elas vivem em esgotos e outros locais sujos, adquirindo vários tipos de doenças, que depois podem ser repassadas para os seres humanos.

Além das doenças, estes insetos são capazes de produzir secreções odoríferas, que podem ser liberadas pelo corpo no ar, fazendo com que os alimentos passem a ter um gosto ruim. As baratas podem gerar problemas para os equipamentos eletrônicos, se conseguirem atingir o interior destes. Na maioria das vezes as doenças transmitidas pelas baratas podem ser confundidas com outras viroses.

Para que servem as antenas das baratas?

As antenas das baratas servem para farejar, assim como acontece com outros animais da categoria dos insetos. É por meio das antenas que estes animais podem sentir o gosto dos alimentos, cheiros e outros tipos de toques. Contam com células especiais adaptadas para identificar as substâncias químicas. Ou seja, se uma barata apareceu na sua cozinha, ela foi guiada pelas antenas.

Poder de regeneração das baratas

As baratas contam com a capacidade de se regenerar, por isso é que é preciso dar umas boas chineladas quando são encontradas. Algumas espécies podem viver vários dias sem cabeça, caso perca uma das patas, essa é reconstituída em pouco tempo. Conforme pesquisas da National Geographic, as baratas possuem genes par ajudar na recuperação.

Segundo eles, são dois genes, que se esgotados, impedem a regeneração de membros. Isso acontece principalmente com a barata-americana, embora possa ser encontrado em outras espécies. “Atualmente, estamos investigando se existe um ‘fator de crescimento’ conectando a regeneração de pernas da barata-americana ao seu extrato de etanol que é usado para cicatrização de feridas e reparo de tecidos em humanos”, citam especialistas da National Geographic.

Velocidade máxima

A barata é uma das mais rápidas do reino animal. A dificuldade para caçar esse tipo de inseto levou a Universidade Hebraica de Jerusalém a analisar a questão. Identificaram que conseguem andar a um metro por segundo. Ela consegue ainda mudar a sua trajetória 25 vezes em um único segundo. Se tivesse o tamanho de um ser humano adulto, correria a 150 quilômetros por hora.

Por toda parte

A barata é um animal que pode ser encontrada por toda parte, basta que exista terra firme. Esse animal vive em quase todos os países do mundo, graças a capacidade que possui de se adaptar aos mais variados climas. Elas preferem o calor e detestam o frio, sendo que o Polo Norte e o Polo Sul são os únicos lugares totalmente livres deste tipo de inseto.

Quanto tempo vive uma barata?

A expectativa de vida das baratas varia entre cinco e seis meses. Como possuem a capacidade de se regenerarem, isso aumenta o tempo de vida destes insetos. Algumas espécies podem viver até três anos.

Quantas espécies existem?

Já foram catalogadas cerca de 3.500 espécies de baratas, vivendo nos mais variados pontos do Planeta Terra. Mas, apenas cerca de cinco destes gêneros são consideradas domésticas, aquelas que aparecem na sua casa. Elas não servem apenas para transmitir doenças, quando na natureza, são fundamentais para a cadeia ecológica.

Vida sem água

A barata é um dos animais que sobrevive mais tempo sem consumir água. Podem ficar uma semana sem ingerir líquidos e mais de um mês sem comer. Algumas das espécies conseguem ainda ficar por meia hora debaixo d’água.

Quando as baratas dormem?

Normalmente as baratas não dormem durante o dia, apenas ficam em suas tocas. Caso veja alguma delas em sua casa neste período, provavelmente diversas delas estão por perto.

O que atrai baratas?

Água, alimento, abrigo e acesso são os principais fatores para atrair baratas a sua casa. Se reduzir a oferta de comida, deixando o ambiente limpo, principalmente na cozinha, estes insetos dificilmente irão aparecer. Como elas se movem rapidamente e tem faro apurado, não custam procurar por alimentos.

Comente!