Kingo Labs
Curiosidades da Coca Cola
Home » Aleatórios » Curiosidades da Coca-Cola

Curiosidades da Coca-Cola

Já tomou a sua Coca-Cola hoje? Essa imagem de beber refrigerante todos os dias vem mudando, mesmo assim a companhia segue dominando o mercado. São quase 4 mil opões de bebidas com o selo Coca-Cola espalhadas pelo mundo. Será que eles inventaram o Papai Noel? Veja as principais curiosidade a seguir.

Curiosidades da Coca-Cola

A Coca-Cola tem mais de 100 mil funcionários no mundo inteiro e é considerada a marca mais famosa de todas. Nem mesmo durante a Segunda Guerra pararam de fabricar, aliás, foi neste período que a empresa chegou ao Brasil. Atualmente ela não é vendida apenas em dois países, além de liderar na maioria dos lugares.

Quando foi fundada a Coca-Cola?

A história conta que em 1886, há mais de 130 anos, a Coca-Cola foi desenvolvida originalmente como um remédio, inventada por John Pemberton. Logo acabou sendo comprada pelo empresário Asa Griggs Candler, que empregou diversas táticas publicitárias, levando a bebida a liderança do mercado de refrigerantes.

Cocaína na Coca-Cola

A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, que morreu dois anos depois, viciado em morfina. O que pouca gente sabe é que a cocaína foi utilizada até 1903 como um dos principais ingredientes da bebida. A cada garrafa vendida estavam aproximadamente 60 mg da droga. Deu para entender a origem do nome?

Não parou durante a guerra

O planeta viveu um caos durante o fim da década de 1930 e o começo da década de 1940, devido a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Nem mesmo neste período a produção do refrigerante foi interrompida. Até mesmo continuaram vendendo na Alemanha. Mas, naquele país europeu a fabricação ficou mais complicada, já que nem todos os ingredientes eram fáceis de conseguir para fabricar. Foi a partir disso que criaram a Fanta.

Marca mais famosa do mundo

A Coca-Cola é a marca mais conhecida no mundo inteiro. Pesquisas já apontaram que o símbolo da companhia é identificado por mais de 94% das pessoas. Também pudera, a empresa é a recordista em gastos com publicidade, embora venha reduzindo gradativamente a cada ano. Chegaram a gasta mais do que a Apple e a Microsoft juntas.

Uma companhia imensa

Por falar em marca, a Coca-Cola é dona de outras 500. Dessa forma, são produzidas mais de 3,9 mil bebidas diferentes espalhadas pelo mundo, carregando o selo de qualidade da líder de mercado. Só para ter uma ideia, se você quiser provar uma bebida nova da Coca-Cola por dia, levaria 9 anos para tomar todas elas.

Consumo exagerado

Refrigerantes não eram tão populares no fim do século XIX e começo do século XX, até por isso demorou 48 anos até que a Coca-Cola vendesse o seu primeiro bilhão de galões. Atualmente essa marca é batida a cada sete meses. Isso acontece porque a cada segundo são consumidos aproximadamente sete mil produtos da empresa ao redor do planeta.

Ainda usam como remédio

Bom, lá começo desse texto dissemos que a Coca-Cola foi criada inicialmente como um remédio. Em Hong Kong existem pessoas que compram a bebida para utilizar desta forma. Eles acreditam que deixando o refrigerante quente é possível combater a gripe. Então fica essa dica, se você estiver resfriado, beba Coca-Cola sem levar a geladeira.

Líder em quase todos os países

A Coca-Cola lidera o mercado de bebidas na maioria dos países, em alguns deles porque comprou as rivais e dominou a concorrência. Mas, não é assim no mundo inteiro. Na Escócia eles preferem a Irn Bru, uma bebida cafeinada, já os nossos vizinhos argentinos preferem a Pepsi. A empresa encontra resistência no Oriente Médio e outras regiões da Ásia, como Palestina e Índia.

Coca-Cola vetada

A Coca-Cola não é vendida apenas em dois países do mundo: Cuba e Coréia do Norte. Alguns outros países com regimes ditatoriais chegaram a suspender a venda da bebida, mas reativaram. Atualmente são apenas estes dois.

Milhares de funcionários

A Coca-Cola tem atualmente cerca de 100 mil funcionários trabalhando em suas fábricas espalhadas pelo mundo inteiro. O número vem sendo reduzido aos poucos. Em 2015 eram mais de 130 mil. O planejamento é para evitar gastos, sendo que este corte gerou economia de US$ 3 bilhões. Isso acontece porque cada vez mais as máquinas ganham espaço.

Coca-Cola Brasil

A empresa montou a sua sede no Brasil em 18 de abri de 1942. A companhia tem mais de 40 fábricas engarrafadoras autorizadas e opera 16 grupos empresariais. Se instalou em nosso país durante a Segunda Guerra Mundial. As primeiras bebidas foram fabricadas no Recife, em Pernambuco, para atender as Forças Armadas dos Estados Unidos.

Aproveitaram a Copa do Mundo de 1950 como forma de propaganda, estampando o logotipo principalmente no Estádio do Maracanã. A primeira lata com o tema Papai Noel foi lançada em 1995, produzindo ainda latas especiais na cor azul, para os amazonenses devido ao Festival de Parintins. A relação com o país é bem estreita.

Quem é o dono da Coca-Cola?

Atualmente o cargo de chief executive officer (CEO) é ocupado por James Quincey. Já o Conselho Diretor é presidido por Muhtar Kent, que antes também era CEO. A Coca-Cola não possui um dono, como podemos dizer que a Microsoft pertence a Bill Gates. São milhares de acionistas, inclusive você pode ser um deles. Se pesquisar no Google quem é o dono a resposta será Asa Griggs Candler, empresário que morreu em 1929.

Itens para colecionar

A Coca-Cola se popularizou por lançar itens para colecionar. Você junta uma quantidade de garrafas, paga um valor e ganha o brinquedo. Essa estratégia ajudou a consolidar a marca entre o público infanto-juvenil. Um dos primeiros itens colecionáveis lançado no Brasil era uma réplica do caminhão que entregava bebidas, lá na década de 1940. Quem não se lembra da coleção de mini craques da Copa de 1998?

O Papai Noel foi criado pela Coca-Cola?

O Papai Noel como conhecemos, utilizando aquela roupa vermelha e rechonchudo foi uma imagem difundida pela Coca-Cola no século XIX. Os meios de comunicação em massa compraram a ideia e o bom velhinho segue retratado desta forma até hoje.

Comente!