Como virar motorista Uber: Requisitos, carros aceitos e remuneração

Motorista Uber

A presença da Uber no Brasil já não é novidade há algum tempo, e virar um motorista Uber tornou-se objetivo de muitos. Embora atue apenas em grandes centros, a polêmica de sua chegada foi tão alta que certamente recebeu a atenção das localidades mais distantes.

Obviamente, os carros pretos não pilotam-se sozinhos. São necessários motoristas – independentes ou participantes da própria rede Uber. Com boa remuneração, que pode ultrapassar o valor de dez salários mínimos com todas as taxas descontadas, a opção tornou-se atrativa para muitos profissionais.

A oportunidade de ganhos aproximou motoristas profissionais e pessoas de outras áreas não relacionadas. Mas participar da rede de motoristas não é garantido para todas as pessoas. Embora as barreiras de entrada não sejam necessariamente rigorosas, há determinações básicas para que o motorista seja aceito.

Entenda como funciona o processo seletivo para tornar-se um motorista Uber:

Requisitos mínimos

Existem basicamente três exigências mínimas para que um profissional possa atuar dentro da plataforma Uber. A inscrição é realizada dentro da própria plataforma, preferencialmente através do site da empresa.

Para poder participar do processo, é necessário ter a idade mínima exigida para conduzir um veículo. Além disso, é necessário ter autorização para conduzir carros – a CNH B. Neste aspecto, é necessário, também, possuir um atestado EAR, que determinada que o profissional pode exercer atividade remunerada de condução.

O último aspecto necessário é assistir a um pequeno curso de conceitos básicos para o funcionamento do trabalho. No vídeo, constam os procedimentoss que correlacionam motorista e plataforma, como uma instrução de serviço.

Obviamente, ao inscrever-se para tornar-se um motorista Uber, você será avaliado do outras formas pela plataforma. Histórico criminal, situação do carro cadastrado e outras características serão analisados e influenciarão na avaliação.

Documentação necessária

A plataforma exige, ainda, uma série de documentos básicos do futuro motorista. Além das já citadas CNH B e EAR, é necessário demonstrar o comprovante de residência do motorista. Se ele pretender utilizar seu próprio carro, os documentos básicos dele também devem ser apresentados. Além disso, o seguro de passageiros do veículo é obrigatório.

Seguro para passageiros

No momento da inscrição com carro próprio, é obrigatório registrar o seguro para passageiros na plataforma. Deve ser um seguro de cobertura de, ao menos, cinquenta mil reais, que é responsabilidade do condutor que queira virar motorista Uber.

Tentar realizar o procedimento sem o serviço que protege os passageiros acaba trancando o processo de inscrição – senão rejeitando-o.

Carros aceitos

Os carros aceitos dependem da categoria inscrita na plataforma. Para virar motorista Uber Black com o próprio carro, é necessário ter carros de modelos um pouco mais sofisticados. Já os motoristas da categoria Uber X podem participar com modelos mais simples, desde que sejam de modelo 2008 ou posterior, tenham quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.

A lista completa dos carros aceitos na plataforma pode ser encontrada diretamente no site da empresa, e é acessível antes ou durante o processo de inscrição.

É possível ser motorista da Uber sem possuir um carro?

Sim, não é obrigatório oferecer o próprio carro. É verdade, no entanto, que as vagas diferenciais são para condutores que já ofereçam o instrumento de trabalho – e é para esses que resultam os maiores lucros, em geral.

Há, no entanto, vagas estratégicas de motoristas que dirigem carros da própria empresa. Neste caso, os termos são diferenciados, e deve-se acordar diferentes condições com a plataforma.

Remuneração e legislação

A remuneração varia de acordo com a quantidade de serviço prestado mensalmente. Um motorista Uber paga um percentual de sua corrida para a plataforma, e pode ficar com o resto.

É importante ter em mente que um motorista Uber não é um motorista de táxi, mas um profissional particular com EAR. Em algumas cidades, sua atividade pode depender da legislação municipal, e é importante consultar a legislação local antes de iniciar o serviço.

Leave a Reply