Como ter ideias inovadoras para montar seu negócio?

Ter ideias inovadoras para montar seu negócio não é uma prática que apresenta uma solução mágica e definitiva. Não existe uma fórmula para sentar-se em uma sessão de meditação, que resulte em uma ideia milionária.

Muitas ideias inovadoras são espontâneas e tantas outras são construídas através de muito esforço. Existem diversos mitos que dizem que apenas as ideias espontâneas são boa, enquanto outros dizem que o único caminho é a transpiração.

Na verdade, as ideias inovadoras ocorrem de formas variadas para pessoas variadas, e é difícil criar um método definitivo. No entanto, algumas práticas cotidianas podem resultar em ideias e oportunidades de maneira muito mais fácil.

Confira técnicas simples que auxiliam você a ter ideias inovadoras para montar seu negócio:

ideia-de-negocio

Preste atenção no cotidiano

Sabe aquela situação em que você pensou “seria bom se tivesse uma solução para isso”? Se você não anotou a ideia, pode ter perdido uma chance única. As melhores ideias são aquelas que solucionam problemas incômodos. Se chamar um táxi é difícil, um aplicativo que o faça de forma simples e segura é uma grande solução, por exemplo.

As ideias inovadoras não são aquelas que estão escondidas da sociedade às sete chaves. São aquelas que resolvem coisas tão óbvias que as pessoas rapidamente passam a utilizar a solução. Veja também nosso post com ideias para montar seu negócio com pouco dinheiro.

Anote o quanto antes

Se você costuma confiar em sua memória para tudo, tente não fazer isso para as ideias. Anote o máximo de coisas que você consegue observar durante o dia. Anote assim que perceber algum problema ou tiver alguma ideia.

No final do dia, leia estas anotações e reflita, ou discuta com alguém, a respeito delas. Ao fazer isso, você favorece a criação de ideias inovadoras de duas formas. Por um lado, você passa a perceber mais os problemas que podem precisar de solução. Ao mesmo tempo, você passa a exercitar sua mente para criar possíveis produtos para solucionar problemas.

Discuta sobre as ideias

Não tenha medo de discutir sobre suas ideias, por mais malucas que elas pareçam. Discuta sobre as ideias e problemas que você tem com pessoas de confiança e veja qual é a reação delas. Geralmente, ideias inovadoras de qualidade, geram reações positivas imediatas.

Ao discutir e contar suas ideias, você também treina a sua capacidade de expressar e sintetizar soluções específicas. Fazendo isso, você cria uma habilidade essencial, caso sua ideia seja levada para frente como um negócio real.

boas-ideias-de-negocios-na-internet

Ouça a maior quantidade de reclamações possível

Se o grande segredo das ideias inovadoras é criar soluções para problemas, a principal fonte para elas é ouvir reclamações. Tenha disposição para ouvir todos os tipos de reclamação – desde as mais banais, até as mais pesadas.

Basta uma boa ideia para criar um negócio inovador que pode mudar sua vida, mas é possível que você precise ouvir milhares de reclamações até chegar a esta ideia. Se possível, faça com que a identificação de problemas seja natural para você. Pergunte sobre tudo e ouça com atenção.

Não restrinja o hábito a pessoas próximas: ouça as reclamações de prestadores de serviço, vendedores, pessoas na fila. Você nunca sabe em qual situação ouvirá a ideia capaz de mudar sua vida.

Leave a Reply