Kingo Labs
Home » Educação » Como solicitar antecedentes criminais

Como solicitar antecedentes criminais

Antecedentes criminais é um documento fornecido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, órgão que pertence a Secretaria da Segurança Pública.

A finalidade deste documento é de informar se existe registro de antecedentes criminais, ou seja, se a pessoa já teve passagem pela polícia, se responde em liberdade a algum processo ou crime, se está sendo procurado, ou se tem alguma pendência jurídico criminal de algum tipo em aberto.

Como solicitar antecedentes criminais

Como solicitar antecedentes criminais

Para quem reside no Estado de São Paulo é necessário que o RG (Carteira de Identidade) tenha sido emitida realmente em São Paulo pela Secretaria da Segurança Pública – SP.

Já para as pessoas que moram em São Paulo mas, o RG foi emitido em outro Estado, não há necessidade de solicitar somente na cidade correspondente. O atestado de antecedentes criminais pode ser solicitado pessoalmente em São Paulo numa das unidades do Poupa tempo, na Delegacia de Polícia Civil, e até nos Postos de Identificação do IIRGD, e para isso, basta apresentar os documentos originais.

A internet hoje em dia é a chave para inúmeros serviços, entre os quais também é possível solicitar o atestado de antecedentes criminais sem sair do escritório ou do conforto do lar, é preciso ter mais de 18 anos, e o RG deve ter sido emitido no Estado de São Paulo (somente para os casos em que a solicitação é feita através da internet), e no número da Carteira de Identidade, ou seja, no nº do RG deve conter o dígito verificador (Ex: 99.999.999-9), se não constar a solução é ir pessoalmente num dos locais acima mencionados.

Saiba como solicitar antecedentes criminais pela internet

Acesse a página para requerimento do atestado de antecedentes criminais fornecida pela Polícia Civil de São Paulo;

Clique no botão localizado no canto inferior esquerdo da tela “Solicitar Atestado”:

É necessário que todos os dados solicitados sejam preenchidos exatamente como consta no RG emitido pelo Estado de São Paulo;

Preencha todos os campos como:

  • Nome (nome do solicitante)
  • Número do RG (dígito obrigatório)
  • Data da expedição do RG;
  • Sexo;
  • Data de nascimento;
  • Nome do pai;
  • Nome da mãe;

Importante é conferir novamente, todos os dados preenchidos para não gerar erros. Após confirmado os dados digitados, basta clicar em “Pesquisar” para que a busca por informações seja feita.

Após alguns minutos o atestado de antecedentes criminais está pronto para ser imprimido. No caso de não ter uma impressora a mão, é só salvar num pendrive e levar para imprimir na Lanhouse.