Kingo Labs
Home » Finanças e Dinheiro » Como economizar dinheiro para viajar

Como economizar dinheiro para viajar

Juntar dinheiro para viajar costuma ser uma tarefa difícil e necessária para muitas pessoas que passam o ano planejando suas viagens e aventuras a cada novo salário. Apesar do desejo e do esforço, nem sempre é possível economizar todo o dinheiro necessário, e não é raro chegar nas tão esperadas férias com um orçamento muito menor do que o planejado.

economizar-dinheiro-para-viajar

Há algumas dicas que ajudam a facilitar o processo de economizar dinheiro para viajar sem fazer grandes sacrifícios. Confira nossas 8 dicas para você não levar um susto com seu orçamento na hora de planejar sua viagem:

Poupe em entretenimento

Algumas vezes, é difícil deixar de gastar com entretenimento, mas este é um fator importante: se você não abre mão de viajar e está com o orçamento apertado, é necessário entender que a viagem será o entretenimento para o qual você deve dedicar seu dinheiro.

Obviamente, não quer dizer que você deva parar de se divertir, apenas optar por saídas e atividades menos caras.

Planeje cedo

Planejar cedo ajuda a poupar de duas formas: ajuda a estabelecer objetivos concretos para motivar suas economias e ainda permite que você aproveite promoções ao longo do tempo, como passagens mais baratas, cotações melhores e diversas outras vantagens.

Considere uma conta antecipada

Assim que você decidir viajar, estabeleça um limite mínimo para poupar a cada novo salário. Não considere isso como uma opção, mas uma conta antecipada obrigatória. Se tiver dificuldade em se disciplinar, opte por uma poupança compulsória.

Estabeleça objetivos

Ao planejar sua viagem, você descobrirá qual o valor mínimo necessário. Divida este objetivo em metas menores, tanto de arrecadação quanto de economia, para alcançar aos poucos durante o ano. Faça metas desafiadoras, mas alcançáveis, e tente estar sempre encontrando formas de torná-las mais altas.

Crie uma conta separada

Por mais disciplinado que você seja, economizar dinheiro para viajar está entre os objetivos mais difíceis, pois o motivo não é necessariamente uma viagem, e pode ser que você sinta-se tentado a utilizar o valor para outros objetivos. O ideal é criar uma conta, ou uma poupança, à parte e não mexer nela por nenhum motivo que não seja relacionado à viagem.

Use suas habilidades para um dinheiro extra

Você tem habilidades em design, escrita, programação e tem algumas horas por dia sobrando? Procure uma atividade extra, como um freelance ou um contrato por atividade. Você pode destinar o dinheiro integralmente à conta da viagem, já que ele está além do seu orçamento mensal comum.

Economize nas pequenas coisa

Você já calculou quanto economizaria se bebesse água ao invés de suco durante o almoço? E se você não bebesse nada? E alguma vez já colocou em uma planilha quanto gasta por mês em padarias e cafés?

Algumas vezes estes pequenos gastos somam alguns milhares de reais no decorrer do ano, e você poderia utilizar este valor em uma viagem mais longa ou mais confortável.

Cuidado com as assinaturas

Vinte reais em um serviço de streaming, outros vinte em outro, aquelas revistas mensais que você nunca lê e a TV a cabo cheia de opções que você nunca assiste podem somar uma quantia assustadora de dinheiro em coisas que você raramente aproveita. Refaça suas contas e defina quais destes gastos são mais importantes que sua próxima viagem.