Kingo Labs
Cicada 3301
Home » Teorias » Cicada 3301: conheça o mistério

Cicada 3301: conheça o mistério

Cicada 3301 é um sistema de quebra-cabeça, considerado um dos maiores mistérios da internet. Até hoje não conseguiram identificar a verdadeira origem desse sistema e para que ele serve. Algumas pessoas conseguiram completar parte das missões e foram convidadas pela equipe Cicada 3301.

Quer saber mais sobre este desafio? Confira a seguir.

Cicada 3301

Você já ouviu falar em Cicada 3301? Até hoje não conseguiram identificar a verdadeira origem deste quebra-cabeça, que deixou muita gente assustada. Cicada 3301 consiste em desafios diversos lançados por meio da internet, onde as pessoas que avançarem para fases superiores precisam até mesmo se deslocarem de cidades.

O que é Cicada 3301?

Cicada 3301 é o nome de uma organização enigmática que em seis oportunidade postou na internet jogos complexos, buscando recrutar as pessoas que conseguissem solucionar os quebra-cabeças. O primeiro deles foi lançado em 2012 e ficou no ar durante um mês, depois retornaram em janeiro de 2013, seguido de nova rodada no ano seguinte. Sempre no primeiro mês do ano.

Esses quebra-cabeças tratavam sobre segurança de dados, criptografa e esteganografia. Alguns consideraram os desafios como os mais complicados de toda a internet. Até hoje existem dúvidas sobre a sua aplicação, sendo que o último deles foi divulgado em 2016. Alguns especialistas chegaram a propor que o Cicada 3301 era um jogo de realidade alternativa.

Alguém resolveu o Cicada 3301?

Existem pessoas que acreditam que Cicada 3301 é administrado por uma empresa de criptomoeda. Até hoje nenhuma pessoa conseguiu resolver este mistério. Pelo menos não foi divulgado que alguém conseguiu superar esta barreira. Uma hipótese indica que o Cicada 3301 não possui solução e foi criado apenas para enganar as pessoas.

Para que serve o Cicada 3301?

Sabe-se que a ideia destes quebra-cabeças anuais é de recrutar participantes para a entidade que faz os lançamentos. Supõe-se que para conseguir a solução é necessário ser extremamente inteligente. O verdadeiro objetivo do Cicada 3301 é desconhecido, já tendo sido citado como seita, sociedade secreta e banco buscando reforçar a sua segurança. A hipótese mais aceita é que busquem pessoas com conhecimento elevado em informática.

O que acontece com os vencedores de Cicada 3301?

Nenhuma pessoa conseguiu resolver completamente os desafios do Cicada 3301. São diferentes fases individualizadas, dificultando ainda mais a missão. Os que apresentaram os melhores resultados foram questionados sobre rejeição à censura, privacidade e liberdade online. Participaram de fóruns privados, onde desenvolveram ideias do grupo.

Pistas do Cicada 3301

O Cicada 3301 oferece diversos tipos de pistas, que podem ter ligação com a internet, celular, música, CDs inicializáveis de Linux, imagens digitais, cartazes e páginas inéditas de livros crípticos. O sistema utilizava várias formas de criptografar, codificar e ocultar dados que pudessem facilitar a missão dos desafiadores.

Onde ficam as pistas físicas do Cicada 3301?

Durante os desafios que foram lançados ao longo dos anos, algumas das pistas exigiam que os participantes precisassem viajar para encontrar novas pistas. A maioria em cidades que ficam nos Estados Unidos, como Columbus (Geórgia), Dallas (Texas) e Annapolis (Maryland), em outros países como Moscou (Rússia), Granada (Espanha), Paris (França), Erskineville (Austrália), Seul (Coreia do Sul), Varsóvia (Polônia), Okinawa (Japão) e Cidade do México (México). Portanto, seria uma grande organização, espalhada pelo mundo.

Cicada 3301 é ilegal?

Como tudo que não tem uma explicação óbvia, o Cicada 3301 foi alvo de várias teorias da conspiração. Esse sistema foi acusado de ser ilegal pela província de Los Andes, no Chile. Segundo eles, esse tipo de atividade era desenvolvida por um grupo de hackers. Cicada 3301 respondeu alegando que não é envolvida com crimes.

Jovem do Acre e o Cicada 3301

Em 2017 o jovem Bruno Melo Silva Borges, de 24 anos, morador do Acre, desapareceu sem deixar rastros. Mas, antes de partir deixou na sua casa diversas anotações enigmáticas, algumas delas que podem ser ligadas ao Cicada 3301. Acontece que um dos símbolos, logo acima de diversas letras, é o mesmo utilizado por esta organização. Será uma coincidência?

A internet se mobilizou para tentar decifrar os códigos que o jovem havia deixado. Uma plataforma de gerenciamento de vulnerabilidade montou o site “Decifre o Livro”, buscando descriptografar páginas do tipo. As anotações deixadas pelo homem foram analisadas pela Polícia Civil. Um dos textos traduzidos traz uma mensagem de cunho filosófica sobre a vida.

Quando o Cicada 3301 começou?

Em 2012, no primeiro ano deste quebra-cabeça, lançado no dia 5 de janeiro, a mensagem lançada foi: TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk”. Estava codificada de acordo com a Cifra de César, essa técnica é simples, onde cada um dos caracteres apresentados significa uma das letras do alfabeto. Assim que conseguiam vencer, aparecia uma URL, onde estava a imagem de um pato.

Trazia a mensagem “WOOPS – Apenas Pistas Falsas por Aqui. Parece que você não consegue adivinhar como descobrir a mensagem”. Essa imagem apresentava uma pista que deveria ser analisada de acordo com a esteganografia, que se trata de esconder uma mensagem dentro de outra, revelando um novo código. Esse código possuía 75 combinações, com números separados por dois pontos. O texto era sobre o Rei Artur.

Quem comanda o Cicada 3301?

Desde que foi lançado em 2012, diversas teorias surgiram para definir o comandante do Cicada 3301, mas até o momento nenhuma delas foi definitiva. Os desafios passaram a ser cada vez mais complexos e de grande criatividade dos desenvolvedores. CIA, NSA, M16 e FBI são apontados como possíveis programadores do Cicada 3301.

Por coincidência (ou não), os países com pistas sobre o jogo contam com hackers considerados os melhores do mundo. As referências apresentadas geralmente são ligadas a números primos e literárias, com diversas citações de livros e textos completos. Certamente os desafios são propostos por um conjunto de mentes brilhantes e procura de outras do mesmo nível.

Outras teorias sobre Cicada 3301

Existem pessoas que acreditam se tratar de um sistema Illuminati, maçom ou então desenvolvido pelos templários. Outras defendem se tratar de uma seita satanista, que buscam dar novos rumos para o Planeta Terra, por isso precisariam de pessoas inteligentes.

Comente!