Kingo Labs
Arca de Noé
Home » História » Arca de Noé: curiosidades e fatos

Arca de Noé: curiosidades e fatos

A Arca de Noé era um barco gigantesco para o período em que foi construído. Conseguiu abrigar diversos animais durante os 40 dias de dilúvio. Será que essa história é verdadeira? Como era a vida de seu criador? Quanto tempo levou para ser produzida? Aqui falaremos sobre tudo o que você precisa saber sobre a Arca de Noé.

Arca de Noé

Já pensou em construir um navio gigante apenas com madeira? Foi mais ou menos essa a missão que Deus deu para Noé. O homem, que era descendente de Adão, pegou a tarefa e concluiu muito bem. Salvou a humanidade e repovoou o planeta, dando origem a diversas civilizações.

Quem foi Noé?

Noé é um dos principais nomes para as religiões abraâmicas. É citado como Noé ou Noach, que vem do hebraico descanso ou conforto. Teria sido Noé quem recebeu ordens diretas de Deus para a construção de uma arca, que salvaria os seus tripulantes durante o dilúvio. Moisés era neto do famoso Matusalém, seria ainda um dos descendentes diretos de Adão.

Segundo as escrituras bíblicas Noé foi o terceiro homem mais velho da história, atingindo 950 anos de idade. Só para você ter uma ideia, o vingador Thor, conforme revelado em “Guerra Infinita”, tem 1.500 anos. Noé deixou filhos que deram origens aos hebreus, caldeus, assírios, elamitas, sírios, egípcios, gregos e medo-persas, entre outros.

A mulher de Noé

Noé era casado com Naamá, mas isso não é referenciado pela bíblia. Alguns acreditam que ela era uma das descendentes de Caim. Foi mencionada no livro Gênesis como irmã de Tubalcaim e filha de Lameque com Zilá. Não se sabe até que idade Naamá viveu. Ela foi importante nos procedimentos de construção da arca e no período do dilúvio.

Que tamanho tinha a Arca de Noé?

Conforme informações apuradas por pesquisadores, a Arca de Noé realmente era enorme como citada na bíblia. A construção tinha cerca de 157 metros de comprimentos, 26,2 metros de largura e mais 15,7 metros de altura. No século XX o Titanic era considerado o maior navio do mundo, com 269 metros de comprimento. Se formos comparar um barco de madeira com um navio de aço, ponto para Noé.

Como era a estrutura da Arca de Noé?

A Arca de Noé foi construída com três pavimentos. Na parte mais baixa ficavam os animais selvagens, no meio as aves e os animais domésticos, enquanto os seres humanos ficam na parte mais alta. Os animais machos foram separados das fêmeas, para evitar que buscassem a reprodução enquanto estavam navegando.

Que materiais Noé utilizou?

A Arca de Noé tinha 8.900 metros quadrados de área útil, sendo totalmente à prova d’água. Foi construída com a utilização de madeira resinosa, provavelmente de cipreste e impermeabilizada por dentro e por fora com alcatrão. Na bíblia existem citações sobre o forjamento de cobre e de ferro, que teriam ajudado na construção.

Quanto tempo levou a construção?

Não existe uma informação conclusiva na bíblia em relação ao tempo que Noé levou para construir o barco. Noé é citado inicialmente com 500 anos de idade e quando entra na arca já tem 600 anos. Outra versão diz que Noé tinha 480 anos quando começou a construção, logo teria levado 120 anos.

É errado dizer que demorou somente 7 dias, já que este foi o tempo entre o aviso de Deus e o começo do dilúvio, para que ele pudesse levar todos para dentro com tranquilidade. Ou seja, quando estava tudo pronto, Noé foi avisado com uma semana de antecedência, para não acabar surpreendido pelas águas.

Quantos animais entraram na Arca de Noé?

Conforme a bíblia, pelo menos um casal de cada espécie entrou na Arca de Noé. Um macho e uma fêmea, para que depois do dilúvio pudessem se reproduzir e fazer a espécie prosperar. A grande dúvida envolve o espaço, se cabiam todos. Uma das interpretações possíveis é de que o dilúvio tenha acontecido somente em uma parte do planeta, assim seria possível levar os animais da região.

Segura e navegável

O barco construído por Noé provavelmente tinha o formato de uma caixa, conseguindo flutuar sobre as águas. O peso deve ter sido bem distribuído, para que não causasse problemas. Além dos animais, ela carregava água e alimentos. Deus foi o arquiteto e Noé o construtor.

O dilúvio e Atlântida

Alguns pesquisadores e teóricos da conspiração acreditam que o dilúvio bíblico tenha sido o responsável pela destruição de Atlântida ou Atlantis. O continente perdido foi alvo de diversas buscas ao longo da história e foi citado por diferente culturas. Para alguns é mito, outros creem veementemente na realidade da história contada por Platão.

Como foi o repovoamento da Terra?

Passado o dilúvio, Noé teve a missão de repovoar a Terra. Foi pai pela primeira vez quando tinha nada menos do que 500 anos, se tornando assim o pai mais velho de todos os tempos. Foram três filhos: Sem, Cam e Jafé. Nos primeiros anos era comum o relacionamento entre parentes, já que existiam poucas pessoas. Depois Deus proibiu.

Noé era egípcio e a Arca uma pirâmide?

Recentemente foram encontrados manuscritos que sugerem que a famosa Arca de Noé nada mais é do que uma pirâmide. Pesquisadores teriam encontrado escritos no Mar Morto falando sobre a tal arca. Ela seria uma pirâmide do Faraó Noah, do Antigo Egito. Outra versão fiz que apenas o formato do barco era no estilo de pirâmide.

A busca pela arca pedida

Diversos pesquisadoras durante séculos buscaram por destroços que pudessem comprovar as histórias bíblicas de Noé. Uma das versões mais aceitas diz que os destroços estão na Turquia, em uma região conhecida hoje em dia como Naxuan. Segundo a bíblia, encalhou no Monte Ararate, também na Turquia, com altitude que varia de 3.896 metros de altitude até 5.137 metros.

Interpretações literais sobre a Arca

Em 2004 realizaram uma pesquisa nos Estados Unidos, indicando que 60% da população acreditava na história da Arca de Noé. Alguns pesquisadores tentam entender as origens da madeira e como seria possível levar todos os animais na embarcação, como insetos da terra e pássaros.

Comente!