Kingo Labs
Airbnb é confiavel
Home » Sites e Empresas » AirBNB: Como funciona? Vale a pena? É confiável?

AirBNB: Como funciona? Vale a pena? É confiável?

A preocupação com passagens ou transporte de modo geral, não é naturalmente a única de quem pretende viajar. Encontrar um bom lugar para passar a estadia no destino escolhido, é algo igualmente importante para que se tenha uma boa experiência durante a viagem.

É aí que entram alguns serviços interessantes, que hoje oferecem aos viajantes a possibilidade de encontrar boas acomodações por meio da internet. E não estamos falando aqui apenas dos serviços para reservas online de hotéis e albergues.

Airbnb é confiavel

Existem no mercado algumas plataformas diferenciadas que conseguem colocar os futuros hóspedes em contato direto com anfitriões dispostos a receber turistas até mesmo em suas próprias residências ao redor do mundo. Um nome forte dentro desse segmento, por exemplo, é o da AirBNB, empresa sobre a qual falamos um pouco mais neste artigo.

Como funciona a AirBNB?

A AirBNB é descrita como uma comunidade baseada em trocas. Para que você entenda melhor como funciona, vamos nos voltar ao início de tudo. Segundo descrição no site da empresa, o projeto surgiu quando dois designers que tinham um espaço vago em casa, decidiram alugá-lo para três viajantes que procuravam um lugar para ficar.

Airbnb como funciona

A ideia ganhou corpo e hoje o AirBNB, faz exatamente isso: permite que viajantes aluguem um lugar para ficar. Só que o site atua como intermediário e em uma escala muito maior.

Na prática, ao invés de escolher um hotel para a estadia em uma região para a qual pretende viajar, você pode entrar no site da AirBNB e encontrar pessoas que querem alugar um quarto da casa onde moram, uma casa que não esteja ocupada por inquilinos, ou mesmo um apartamento com preço fixado em diárias.

Não entendeu ainda? Pois tente imaginar o outro lado da moeda. Imagine que você tenha um cômodo que você não usa aí em sua casa. Você pode equipar este quarto com cama, TV, frigobar e o que mais achar pertinente, e alugar este espaço para viajantes, anunciando isso no AirBNB.

Se uma pessoa que for passar alguns dias em sua região se interessar pelo lugar, ela manterá contato e um acordo de aluguel poderá ser fechado. Você também poderia anunciar um apartamento, kitnet, ou casa que esteja disponível para aluguel por meio do AirBNB.

Vale a pena usar a AirBNB? É bom?

Usar a ferramenta do AirBNB tem se tornado uma tendência, mas alguns cuidados se fazem necessários. De modo geral, o site se preocupa em fornecer segurança tanto para quem aluga quanto para o inquilino.

Mas é importante tomar alguns cuidados para evitar uma má experiência. Uma dica válida para os viajantes que querem alugar um espaço, por exemplo, é ficar de olho na reputação do locatário no site da AirBNB. Quanto mais comentários positivos acerca do lugar e do responsável pela acomodação, maiores as chances de sucesso.

Quanto a valer ou não a pena, quem deve dizer isso é o próprio viajante. Agora algumas dicas podem ajudar no processo de tomada de decisão. Algumas coisas a considerar são:

O custo x benefício em relação a uma estadia em hotel; a independência – um quarto ou apartamento de forma independente implica na ausência de recepção e outras facilidades; e a confiabilidade do locatário; dentre outros.