Kingo Labs
Home » Finanças e Dinheiro » 5 dicas para economizar dinheiro de forma simples

5 dicas para economizar dinheiro de forma simples

Economizar dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil ou prazerosa, mas é uma necessidade constante para muitas pessoas. Seja para pagar dívidas, trocar de carro ou até mesmo fazer a próxima viagem, existem muitos métodos que auxiliam a economizar dinheiro de forma responsável, inclusive repensando toda a saúde financeira de cada pessoa.

dicas-para-economizar-dinheiro

No entanto, se você não quer replanejar todas as suas finanças, existem algumas dicas para economizar dinheiro de forma simples e juntar o dinheiro que você deseja. Confira:

1. Deixe o cartão de crédito em casa

Essa dica é essencial. Compre com dinheiro, deixe o cartão apenas para casos extremos. É mais difícil manter controle dos gastos e do dinheiro disponível quando compra-se com o crédito. Por ser cobrado no mês seguinte, há a falsa impressão de que a conta será paga com o dinheiro disponível no momento, mas este é um pensamento muito perigoso se você não reservar o dinheiro no momento da compra.

É arriscado assumir que o dinheiro estará disponível com o próximo salário, pois muitos imprevistos podem ocorrer e desfazer o orçamento planejado. Por isso, o mais seguro é comprar sempre com dinheiro à vista ou no débito, caso você mantenha um controle de suas contas.

2. Faça compras com uma lista

Vai ao mercado? Faça uma lista de compras antes e siga-a. Nada de presentinhos ou compras por impulso – se você quer economizar, deve parar de gastar em coisas que não são necessárias.

Outra boa forma de evitar o gasto exagerado com pequenas bobagens, é fazer as compras poucas vezes no mês. Quanto mais organizada for sua lista e quanto menos vezes você precisar entrar no mercado para fazer suas compras, mais chance de economizar dinheiro evitando compras de impulso.

3. É fumante? Outro motivo para parar

Se você fuma, já calculou quando gasta mensalmente com cigarros? Há um bom valor a ser economizado, além de todos os benefícios que você certamente já conhece, ao se parar de fumar. Encare como mais uma vantagem para largar o hábito.

4. Crie “contas” periódicas para poupar

Se você quer poupar com um objetivo em mente, crie compromissos períodos de pagar um valor que seja realista para seu orçamento. Você pode, por exemplo, se obrigar a pagar R$ 100 toda sexta feira, ou abrir uma poupança compulsória no banco.

O importante é desenvolver o hábito de encarar o compromisso de forma séria, sem deixar de pagar para gastar com outras coisas. Uma boa forma de não desestimular-se durante o processo, é começar pequeno e aumentar o valor gradualmente, até entender quanto cabe poupar, de fato, em seu orçamento.

5. Coma mais em casa

Embora seja muito mais prático, comer fora é consideravelmente mais caro. Se sua rotina não permitir que você coma em casa no intervalo do trabalho, considere levar comida pronta algumas vezes por semana – isso certamente já criará uma folga razoável no seu gasto mensal.

Tente deixar, também, os pequenos lanches após o trabalho para quando você estiver em casa. Algumas vezes os gastos com padarias e cafeterias são mais significativos do que aqueles com almoços, pois não são definitivamente necessários. Se possível, deixe essa parte das refeições para quando já estiver em casa.